Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileiros em lua de mel sobrevivem a acidente no Caribe: 'Cena de filme'

Jhordan Abdalla Arrojo Martinez, 28 anos, e Flavia Camila da Silva Martinez, 26 anos, escaparam de acidente com ônibus na República Dominicana - Reprodução/ Instagram
Jhordan Abdalla Arrojo Martinez, 28 anos, e Flavia Camila da Silva Martinez, 26 anos, escaparam de acidente com ônibus na República Dominicana Imagem: Reprodução/ Instagram

Do UOL, no Rio

09/10/2022 18h35

Um casal de brasileiros em lua de mel viu sua viagem para Punta Cana, na República Dominicana, virar um pesadelo. No segundo dia de viagem, o ônibus onde eles iam para um passeio na ilha do Caribe capotou, deixando três mortos e ao menos vinte feridos.

Jhordan Abdalla Arrojo Martinez, 28 anos, e Flavia Camila da Silva Martinez, 26 anos, são de Praia Grande, no litoral paulista, e se casaram em 1 de outubro. Eles chegaram à República Dominicana na última terça-feira (4). O acidente ocorreu na manhã de quarta-feira (5).

Em áudios enviados ao UOL, Jhordan contou que o ônibus estava em uma rodovia viajando a aproximadamente 100 Km/h quando fez uma curva brusca em uma saída. Momentos depois, o veículo tombou na pista.

"Ele estava [andando] reto, normal, e do nada ele virou [na saída]. E quando ele virou, por não ter reduzido, a gente foi sendo jogado para o lado até que o ônibus tombou", disse ele.

"Foi horrível, foi cena de filme. Fui jogado e só tive tempo de proteger minha cabeça. Graças a Deus não aconteceu nada com a minha cabeça, só com meus braços e a minha mão. Foi bem superficial, não teve nada comigo", relata ele. "Levantei e já comecei a procurar a Flavia, gritar o nome dela. Achei ela no chão, estava meio desacordada. Não sei de onde tirei forças e levantei ela. Aí ela já meio que acordou. Tinha dois caras fora da saída de emergência, eu estava na frente dela, dei a Flavia para eles. Eles tiraram ela e eu pulei para fora do ônibus para esperar ajuda".

Resgate com outras brasileiras. De acordo com informações da rede de TV dominicana Notícias SIN, outros cinco brasileiros ficaram feridos no acidente, incluindo Jhordan e Flavia. Não há informações sobre o estado de saúde deles até o momento. O UOL tenta contato com a Embaixada do Brasil na República Dominicana, que está prestando assistência às vítimas, para obter mais informações.

O noivo não recebeu informações sobre o estado de saúde dos demais conterrâneos, mas conta terem sido socorridos com duas outras turistas vindas do Brasil —uma delas aparentando estar em estado grave.

"Como tinha muita gente ferida, muito mal, não tinha ambulância para todo mundo. Tinha bastante gente no ônibus, que estava cheio. Então as viaturas de polícia começaram a levar as pessoas para o hospital. A gente foi de carro de polícia, nem foi de ambulância para o hospital".

"Um bombeiro foi com a gente na caminhonete da polícia. Ele e mais outros brasileiros que estavam do nosso lado, duas meninas. Uma das meninas estava em um estado bem crítico, estava sem um braço. A outra não tinha sofrido nada", relembra ele.

Noiva passa por cirurgia. Depois de serem levados para um hospital dominicano, Jhordan foi medicado para os pequenos ferimentos que sofreu —um corte na mão e algumas escoriações no braço. Já Flavia foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e precisou passar por uma cirurgia por conta dos ferimentos na cabeça.

Segundo Jhordan, ela passa bem e pode ser levada para um quarto ainda hoje.

"A Flavia bateu a cabeça, estava com metade do rosto muito inchado. Então ela teve que ir para a UTI. Graças a Deus ela foi para a UTI, de noite operou e deu tudo certo. Ficou lúcida o tempo inteiro. Consegui ver ela ontem de tarde, o médico me passou o quadro dela", diz ele com alívio.

Segundo o marido, Flavia sofreu fraturas na mandíbula e em um osso da face na região da bochecha, além de uma lesão vertebral —que, segundo os médicos, não é grave.

"Ela está imobilizada com colar cervical para não ter nenhum tipo de trauma", ressalta ele.

Ainda de acordo com a rede de TV dominicana, as três mortas no acidente são mulheres —duas argentinas e uma peruana. Punta Cana é um dos principais destinos turísticos do Caribe e recebe milhares de pessoas todos os meses, sobretudo oriundas da América Latina.