Topo

Esse conteúdo é antigo

Gorila ganha fama de 'mais triste do mundo' por viver há 30 anos em cela

Bua Noi é mantida em cativeiro no Pata Zoo, localizado em um shopping em Bangcoc - Reprodução/Twitter
Bua Noi é mantida em cativeiro no Pata Zoo, localizado em um shopping em Bangcoc Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/01/2023 04h00

O último gorila em cativeiro da Tailândia, Bua Noi, conhecida como 'o gorila mais solitária do mundo', está condenado a viver dentro do cercado de um pequeno zoológico em uma loja de um shopping, em Bangcoc.

Há mais de 30 anos que o animal é privado de sua liberdade. Diversos ativistas insistem em libertá-lo, mas os esforços não têm sido bem-sucedidos.

O gorila é um das centenas de macacos, pássaros e répteis do Pata Zoo, de gerência privada, situado no rooftop de um antigo shopping da cidade, segundo informações do jornal britânico Mirror.

Bua Noi nunca deixou o recinto em que é mantida e também nunca conviveu com outros gorilas. O ambiente onde vive é cercado por concreto, grades e uma grossa parede de vidro, com apenas algumas cordas e pneus de carro para distração.

Zoológico do terror

Muitos tailandeses chamam o local de "zoológico do terror", pelas denúncias de abuso e maus-tratos de animais e a tristeza demonstrada por alguns deles, especialmente os macacos.

A partir de 2015, vários ativistas dos direitos dos animais se manifestaram para libertar o gorila e fechar o zoológico do shopping, quando a sua história repercutiu pelo mundo.

Grupos de defesa dos animais e cidadãos comuns chegaram a assinar uma petição, que chegou a reunir quase 120 mil assinaturas, para exigir a soltura de Bua Noi. "Uma vida de tédio e solidão é o destino mais cruel de todos para nossos primos primatas", dizia a petição. No entanto, todas as tentativas ao longo dos anos para libertar o gorila solitário fracassaram.

Celebridades, como a estrela do pop Cher, fizeram campanha para que Bua Noi fosse retirada daquele zoológico e encaminhada a um ambiente aberto e saudável, onde ela pudesse passar os momentos de sua vida com dignidade.

"Esta empresa está ganhando [dinheiro] com o sofrimento desses pobres animais presos", criticou Cher, em um tweet. "Preciso me juntar a ativistas dos direitos dos animais e pessoas gentis de Bangkok."

Bua Noi foi transferido da Alemanha para o shopping center de Bangcoc, com um ano de idade, e está presa desde então.

No entanto, em 2022, o Ministério do Meio Ambiente tailandês começou a negociar com a Pata Zoo a venda do gorila, oferecendo por ela cerca de R$ 4,2 milhões. Uma campanha para arrecadar recursos foi lançada nas redes sociais na época.

Contudo, em outubro, os donos do zoológico não se mostraram interessados e explicaram que Bua Noi é muito velha para se ajustar a um novo ambiente e estava sendo bem cuidada, segundo o jornal Bangkok Post.

Uma ONG também tentou negociar com o Pata Zoo para levar Bua Noi para a Alemanha, seu local de nascimento, para conviver com outros gorilas de um santuário. No entanto, a direção do zoológico recusou o pedido, alegando que Bua Noi é seu "animal querido" e não é uma prisioneira.

Geralmente, os gorilas podem viver cerca de 40 anos. Mas, Bua Noi viveu mais de 30 anos confinada e não tem perspectivas de passar seus últimos anos em liberdade.