Topo

Esse conteúdo é antigo

Novo terremoto atinge a Turquia; mais de 3 mil já morreram

Do UOL, em São Paulo

06/02/2023 08h36Atualizada em 06/02/2023 17h12

Um novo tremor, de magnitude 7,6, atingiu o sudeste da Turquia na manhã de hoje, horas depois de um primeiro terremoto, de 7,8, que deixou mais de 3 mil mortos.

  • Na Turquia, o saldo de vítimas está em 1.762 mortos
  • Na Síria, são 1.293 mortos até agora

O segundo tremor foi confirmado por autoridades turcas. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o fenômeno teve magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília). O tremor secundário, o mais forte até o momento, foi registrado 4 quilômetros ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto.

Terremoto deixa milhares de feridos na Turquia e Síria

Além do tremor reportado pelos órgãos de geologia, moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido "um leve tremor" na região, segundo a Al Jazeera.

A imprensa síria também afirmou que um outro tremor foi sentido na capital, Damasco, mas não deu mais detalhes.

Cenário de destruição

Mais de mil prédios desabaram completamente, sugerindo um número mais grave de mortos e feridos, disse o vice-presidente turco Fuat Oktay. O gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões.

Pelo menos três dos aeroportos da área afetada foram fechados em três das cidades mais atingidas: Hatay, Maras e Gaziantep.

Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os socorristas Capacetes Brancos, que ajudam a contabilizar as vítimas. Foram eles que relataram 430 mortos e mais de mil feridos na província de Idlib e nos arredores de Aleppo, no norte do país.

Os socorristas ainda definiram a situação como "catastrófica" em postagem no Twitter e pediram às organizações humanitárias internacionais para "intervir rapidamente" para ajudar a população local.

Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.