Topo

Esse conteúdo é antigo

Doador de esperma pode ser pai de mais de 60 crianças na Austrália

Homem teria usado nomes falsos e oferecido serviços por meios irregulares, como grupos de Facebook - Getty Images
Homem teria usado nomes falsos e oferecido serviços por meios irregulares, como grupos de Facebook Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2023 08h44

Um doador de esperma que usou nomes falsos pode ser pai de mais de 60 filhos na Austrália, segundo o tabloide Daily Mail.

A desconfiança começou após uma reunião para pais LGBTQIA+ de recém-nascidos. Notando que algumas das crianças eram muito parecidas, eles procuraram as clínicas de fertilização in vitro para saber se era o mesmo doador.

Eles descobriram, porém, que o homem estava oferecendo os serviços dele por vários meios —alguns não oficiais, como grupos de Facebook. É proibido na Austrália pagar ou presentear alguém em troca de qualquer material humano, e a pena pode chegar a até 15 anos de prisão.

Ao Daily Mail, Aimee Shackleton, diretora nacional de uma associação de pessoas nascidas com doações de esperma, disse que o homem não considerou os impactos que essa decisão terá na vida dos filhos.

"Quando as crianças ficarem mais velhas, elas podem querer conhecer o pai biológico, ou seus irmãos, e pode haver dúzias", disse. "Nossa vida tem que começar com dignidade, não com uma transação anônima sem regulamentação alguma".