Israel visa Hamas e bombardeia Líbano e Faixa de Gaza
O Exército de Israel bombardeou a Faixa de Gaza e o Líbano, dizendo que visava o grupo militante palestino Hamas, em retaliação a várias dezenas de foguetes disparados contra Israel de ambos os territórios.
O que aconteceu:
O anúncio foi feito na madrugada de sexta-feira (7), ainda noite de quinta-feira (6) no Brasil
Foi a primeira vez que Israel confirmou um ataque ao território libanês desde abril de 2022.
O bombardeio israelense atingiu a Faixa de Gaza e o sul do Líbano, disse um comunicado do exército. Os militares "atingiram alvos incluindo infraestruturas terroristas pertencentes à organização terrorista Hamas no sul do Líbano", segundo o texto.
Explosões foram ouvidas por jornalistas da AFP na região de Tiro, no Líbano, bem como na Faixa de Gaza. Os que estavam na área de Tiro disseram ter ouvido pelo menos três explosões logo após o bombardeio e um residente de um campo de refugiados palestino próximo disse que "ouviu detonações".
Período sagrado
As tensões aumentaram entre Israel e os palestinos neste momento em que acontecem a Páscoa judaica e o mês sagrado muçulmano do Ramadã, levando a pedidos internacionais de moderação.
O mais recente surto de violência ocorre depois que a polícia israelense entrou em confronto na quarta-feira (5) com palestinos dentro da mesquita Al-Aqsa de Jerusalém - o terceiro local mais sagrado do Islã.
O exército de Israel disse que "não permitirá que a organização terrorista Hamas opere de dentro do Líbano e responsabilize o estado do Líbano por todos os disparos feitos de seu território".
(Com AFP e RFI)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.