Topo

Esse conteúdo é antigo

Dezenas de peixes são retirados de rio quase seco na Espanha; veja

Os peixes foram resgatados do rio Onyar, em Girona, na Espanha - Reprodução
Os peixes foram resgatados do rio Onyar, em Girona, na Espanha Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2023 22h47

Dezenas de peixes foram resgatados do rio Onyar, em Girona, na Espanha, devido à seca atípica que atinge a região.

O que aconteceu:

As autoridades espanholas fizeram uma ação para retirar os peixes do rio quase seco a fim de evitar a morte dos animais devido ao baixo nível de oxigênio. Os peixes resgatados foram transportados para o rio Ter, a 10 km de distância, onde os níveis de água estão mais altos.

Os peixes foram resgatados por meio de uma técnica de "pesca elétrica", que permite a "fácil captura de peixes em boas condições", segundo o biólogo Quim Pou. As espécies que não são nativas são abatidas, enquanto as naturais daquele ambiente são levadas para outro rio.

Esta não foi a primeira vez que peixes precisaram ser retirados de um rio devido ao baixo nível de água na Espanha. Em março, toneladas desses animais foram transferidos do reservatório de Sau para outro lugar.

A Espanha está há 36 meses com níveis de chuva abaixo da média e os reservatórios estão operando com capacidade média de 50%. Em regiões como o nordeste da Catalunha e o sul da Andaluzia, os níveis dos reservatórios estão em cerca de 25%. Os dados são da Aemet (Agência Estatal de Meteorologia da Espanha).