Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Polícia pede desculpas após usar imagem de homem negro como alvo

O chefe de polícia de Villa Rica afirmou que alvos com homens negros são usados em todo o estado para treinamento - Reprodução/NBC News
O chefe de polícia de Villa Rica afirmou que alvos com homens negros são usados em todo o estado para treinamento Imagem: Reprodução/NBC News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2023 22h24

Departamento de polícia da Geórgia, nos Estados Unidos, foi alvo de críticas ao usar a imagem de um homem negro como alvo para treinamento de tiro para civis. A corporação pediu desculpas publicamente.

O que aconteceu

O Departamento de Polícia de Villa Rica publicou, em sua página do Facebook, fotos de participantes do treinamento mirando suas armas em alvos que apresentavam uma foto em tamanho real de um homem negro. Na imagem, o homem estava armado e usando um gorro.

As fotos foram removidas da página do Facebook, mas capturas de tela foram compartilhadas e criticadas nas redes sociais, segundo o jornal norte-americano NBC News.

A polícia reagiu à repercussão e pediu desculpa por "qualquer ofensa". Alegou que "nunca" foi intenção "ser insensível, inflamatório ou ofensivo para qualquer pessoa".

O chefe de polícia de Villa Rica, Michael Mansour, afirmou que alvos com homens negros são usados em todo o estado para treinamento e que durante a aula o departamento também usou outros alvos retratando pessoas brancas e asiáticas.

Segundo Mansour, o policial que postou as fotos compartilhou apenas a dos alvos de homens negros que foram usados e que isso é "apenas um erro inocente, mas foi um erro". "Sou muito transparente ao dizer que erramos. Em nenhum momento aceitarei que me chamem de racista ou que nosso departamento seja racista porque cometemos um erro".

O prefeito de Villa Rica, Gil McDougal, disse que estava "pessoalmente constrangido" pelas fotos e afirmou que o "incidente não reflete os valores" locais. McDougal iniciou uma investigação no departamento.

Os alvos utilizados em nossa recente aula de armas de fogo retratam imagens realistas de pessoas e fazem parte de um pacote que inclui imagens de alvos de pessoas de diversos grupos étnicos.
Texto divulgado pelo Departamento de Polícia de Villa Rica