Topo

Esse conteúdo é antigo

Zelensky cita impacto de ataque na Rússia e pede apoio a membros da Otan

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky relata detalhes de reunião com o primeiro-ministro do Canadá - Reprodução da internet
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky relata detalhes de reunião com o primeiro-ministro do Canadá Imagem: Reprodução da internet

Do UOL, em São Paulo

25/06/2023 16h52Atualizada em 25/06/2023 20h24

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demonstrou preocupação em relação ao impacto na guerra em seu país após a crise militar interna na Rússia e relatou ter mantido contato hoje com líderes mundiais.

O que aconteceu

Zelensky pediu apoio em evento com membros da Otan em Vilnius, capital da Lituânia. O encontro ocorrerá entre 11 e 12 de julho deste ano. "Coordenamos nossas posições às vésperas da reunião da Otan e de outros eventos internacionais", escreveu em um dos comunicados via Telegram.

O presidente ucraniano afirmou ter conversado com Joe Biden, presidente dos EUA, para pedir armas de longo alcance. "É importante ampliar a capacidade ucraniana de proteger o seu espaço aéreo", escreveu.

Zelensky e Biden conversaram ainda sobre o ataque do Grupo Wagner, tropa mercenária que avançou contra a Rússia neste sábado. Ele também disse ter discutido o assunto com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá.

O líder ucraniano citou a "situação ameaçadora" das tropas russas em Zaporizhzhia, na Ucrânia. Ele demonstra preocupação com a região, principalmente após o motim do Grupo Wagner.

A reação insuficiente do mundo à explosão da represa da usina hidrelétrica Kakhovka [o dia 6 deste mês] e à tentativa de explodir a represa de Kryvyi Rih permite que os ocupantes preparem um ataque terrorista com vazamento de radiação.

A última conversa do dia foi com o presidente polonês Andrzej Duda. Ele disse ter voltado a demonstrar a preocupação dos ataques na Rússia e os possíveis desdobramentos na guerra da Ucrânia no diálogo com Duda.