Lula diz que Brasil cumprirá acordo climático, mas cobra União Europeia
O presidente Lula (PT) afirmou em Bruxelas que o Brasil vai cumprir sua parte no acordo sobre a questão climática.
O que aconteceu:
Lula diz que quer discutir profundamente a questão do clima. Ele participou hoje da abertura da cúpula entre Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e União Europeia.
Ao lado da presidente da UE, Ursula von der Leyen, Lula afirmou que o Brasil vai cumprir sua parte na questão climática e citou o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.
Ele convidou a União Europeia a participar de um programa de transição elétrica, "possivelmente o mais profundo feito nesta época por um país em desenvolvimento".
Lula também cobrou um acordo "equilibrado" entre o Mercosul e a UE. "Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros".
O Brasil enviou na sexta (14) a outros membros do Mercosul uma contraproposta a União Europeia para análise. O texto reage às exigências ambientais apresentadas em março pela UE, além de incluir pedidos de mudança no capítulo de compras governamentais.
O Brasil, todo mundo sabe, vai cumprir sua parte na questão do clima, nós temos compromisso com o desmatamento zero na Amazônia até 2030. É um compromisso quase que de fé, não apenas meu, mas do povo brasileiro.
Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros.
A pleasure to receive @LulaOficial in Brussels.
-- Ursula von der Leyen (@vonderleyen) July 17, 2023
Brazil's reemergence on the global stage is timely.
Let's partner to fight climate change and build greener, fairer societies with #GlobalGateway
And, crucially, let's get EU-MERCOSUL done.
https://t.co/5OCjabfV4C
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.