Zelensky diz que pensamento de Lula está alinhado a Rússia: 'Não traz paz'
Do UOL, em São Paulo
07/08/2023 08h35Atualizada em 07/08/2023 09h00
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky criticou Lula (PT) por declarações sobre a guerra.
O que aconteceu:
Zelesnky afirmou que "somente a Rússia, Putin e Lula" se preocupam sobre garantias de segurança para a Rússia. A declaração foi dada em entrevista a jornalistas latino-americanos no domingo (6).
Segundo ele, as declarações de Lula não trazem paz nenhuma. Na semana passada, o petista afirmou que Ucrânia e Rússia só pensam em ganhar "enquanto pessoas estão morrendo" e criticou a falta de negociações da paz.
Zelensky também diz que Lula faz declarações com críticas a Ucrânia porque acredita que o povo brasileiro não sabe o que está acontecendo.
As declarações de Lula não trazem paz alguma. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Somente a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia.
O Brasil não é um país agressor, é um país pacífico. Por que você precisa concordar com as narrativas do líder do Estado [russo], Vladimir Putin, que não é diferente de nenhum colonizador?
Para ser sincero, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente [comigo] e me diga. E acho que vamos acabar com isso. Honestamente, achei que ele tinha uma compreensão mais ampla do mundo.