Carga explosiva: como guerra de drones mudou cenário na Ucrânia

Nos últimos meses, o governo russo tem atribuído à Ucrânia uma série de ataques com drones que tem atingido seu território. Na semana passada, por exemplo, veículos do tipo atingiram prédios em Moscou, provocando danos.

De outro lado, a Rússia também usa os equipamentos para destruir instalações e atacar pontos importantes do território ucraniano.

Entenda que tipos de drone estão sendo utilizados pelos dois países:

Como atuam os drones ucranianos

Segundo um levantamento da BBC, mais de 120 ataques com drones aconteceram neste ano na Rússia ou em territórios ucranianos controlados pelos russos. Em maio, o Kremlin acusou a Ucrânia de tentar matar o presidente russo, Vladimir Putin, em um desses ataques. A Ucrânia negou.

Os alvos mais comuns, porém, são pontos de infraestrutura logística da Rússia. Refinarias e ferrovias, por exemplo, vêm sendo atacadas por Kiev, em uma tentativa de causar transtornos no território russo com o objetivo de facilitar uma possível contra-ofensiva.

Mykhailo Fedorov, ministro da Transformação Digital da Ucrânia, afirmou que o país possui um drone chamado R18, que conseguiria voar de Kiev a Moscou —uma distância de mais de 800 quilômetros.

Segundo a BBC, os equipamentos usados por Kiev têm origem na Turquia. O modelo Bayraktar TB2, que já foi usado nas guerras da Síria e do Iraque, foi vendido e doado para a Ucrânia.

Os drones não são utilizados apenas no ar: a Ucrânia também tem usado veículos marítimos, que vigiam os russos no Mar Negro e na Península da Crimeia. No final de julho, a CNN teve acesso à base militar onde os equipamentos ucranianos são testados. Segundo a emissora, os veículos pesam até 1 tonelada e têm carga explosiva de até 300 quilogramas, com alcance de 800 quilômetros e velocidade máxima de 80 km por hora.

Continua após a publicidade

À CNN, uma fonte ucraniana afirmou que os drones são pequenos e difíceis de serem encontrados. Além disso, eles são mais rápidos do que as embarcações que estão na região do Mar Negro.

Rússia também utiliza equipamentos

De outro lado, os russos também contam com drones para atacar territórios ucranianos. No ano passado, dezenas de drones "camicase" participaram de um ataque em Kiev, destruindo instalações de energia e matando cinco pessoas, segundo a Reuters.

Os equipamentos usados pelos russos têm origem iraniana. Segundo o governo da Ucrânia, os drones pesam 200 quilos e carregam uma ogiva de mais 40 quilos. Eles voam a uma velocidade de 120 quilômetros por hora.

"Eles podem voar em grupos. No radar, aparece uma marca —nessa marca há cinco drones. Infelizmente não é possível acertar todos eles, porque o alvo é muito pequeno", explicou o porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yuriy Ihnat, à Reuters. Segundo ele, os drones usados pelos russos podem voar mil quilômetros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes