'A palavra Índia é um abuso': o que está por trás de 'novo' nome do país
Colaboração para o UOL*
06/09/2023 10h33
Enquanto Nova Délhi se prepara para receber os líderes do G20 neste final de semana, as autoridades da Índia levantaram rumores de que pretendiam deixar de utilizar oficialmente a denominação inglesa do país ao mencionarem "Bharat" no convite para o encontro.
Bharat, que também é a palavra hindi para Índia, já é citado na Constituição como um dos nomes oficiais do país. No entanto, o termo ganhou uma forte relevância política nos últimos anos, sendo a nomenclatura preferida do BJP (partido nacionalista hindu).
Passado colonial
Atualmente, o país concilia vários nomes de origem antiga e moderna. Além de Índia, também é chamado de Hindustão e Bharat.
Bharat já é um dos nomes oficiais do país na Constituição indiana. O Artigo 1 utiliza as duas nomenclaturas de maneira intercambiável: "A Índia, isto é, Bharat, será uma União de Estados".
O nome remonta a antigos textos hindus escritos em sânscrito. Bharat é uma forma abreviada de Bharatvarsha, "a terra dos descendentes dos Bharatas". Nos livros de história, "Bharata" costuma ser relacionado ao Rei Bharata, filho de Dushyant e Shakuntala. Esta é uma das referências dos livros, mas como um país grande e diverso, a explicação do termo pode variar dependendo da cultura.
Já o nome Índia tem suas origens no rio Indo (agora Sindhu). Segundo o The Independent, palavras relacionadas ao termo têm sido usadas para se referir ao país como um todo há muitos séculos. No entanto, a nomenclatura ganhou mais relevância quando o país foi governado pelos britânicos. Mesmo após conquistarem a liberdade, os novos líderes indianos não eliminaram seu uso, e o incorporaram em documentos oficiais.
Anticolonialismo
Durante décadas, governos indianos tentaram apagar as marcas da era colonial britânica, renomeando ruas e até cidades. O primeiro-ministro, Narendra Modi, costuma utilizar o nome Bharat, enquanto os membros de seu partido, o BJP (nacionalista hindu), criticam a denominação "Índia", afirmando que ela foi imposta pelo Reino Unido.
A palavra 'Índia' é um abuso que nos foi dado pelos britânicos, enquanto a palavra 'Bharat' é um símbolo da nossa cultura.
Harnath Singh Yadav, político do BJP à emissora indiana ANI
Segundo o site de notícias indiano The Indian Express, em junho de 2020, o Supremo Tribunal do país já havia rejeitado um PIL ("Public Interest Litigation", "litígio de interesse público" na tradução literal) que procurava remover a palavra "Índia" da Constituição e manter apenas "Bharat", com o intuito de "garantir que os cidadãos deste país superem o passado colonial".
Enquanto defensores da mudança afirmam que os britânicos cunharam o nome Índia para ofuscar Bharat e forjar um legado, a oposição afirma que o nome atual já é conhecido no mundo todo.
*Com informações da AFP