CEO listada pela Forbes encontrada morta foi agredida a tijoladas nos EUA
Do UOL, em São Paulo
28/09/2023 21h28Atualizada em 29/09/2023 01h08
A CEO listada na Forbes, encontrada morta em seu apartamento na cidade de Baltimore, em Maryland, nos EUA, foi estrangulada e brutalmente espancada a tijoladas, segundo documentos judiciais.
O que aconteceu:
Pava LaPere, 26, CEO da startup de tecnologia EcoMap, morreu por estrangulamento e traumatismo contundente, possivelmente em razão das tijoladas. O crime é investigado como homicídio. As informações são da rede de televisão norte-americana NBC News.
A vítima sofreu ferimentos contundentes na cabeça, rosto e corpo, segundo uma declaração apresentada no Tribunal Distrital de Maryland.
A jovem foi encontrada morta seminua. Os documentos judiciais não dão outros detalhes da natureza do crime.
As autoridades encontraram um tijolo, sangue, três dentes, botões, calças, uma presilha de cabelo quebrada e um par de sapatos vermelhos perto do corpo da jovem, informou o documento.
O suspeito de cometer o crime, Jason Dean Billingsley, de 32 anos, foi preso por volta das 23h (horário local) de quarta-feira (27). Ele enfrenta várias acusações, incluindo assassinato em primeiro grau, agressão e por usar um tijolo como arma perigosa, de acordo com os autos do caso.
O comissário interino da polícia de Baltimore, Richard Worley, disse que os investigadores ainda estão apurando o caso "para determinar exatamente o que ocorreu" e comentou que ainda não se sabe se a vítima e o suspeito tinham "alguma conexão".
Billingsley também é suspeito de estuprar uma mulher dias antes da morte de CEO e já estava sob monitoramento policial, apesar de não ter sido detido. Neste primeiro crime, o homem teria cortado a garganta e estuprado a vítima "várias vezes durante a noite" antes de amarrá-la com fita adesiva e atear fogo nela, segundo documentos judiciais. O homem também teria algemado o namorado da mulher e o incendiado.
Entenda o caso:
LaPere foi encontrada morta na manhã de segunda-feira (25). Este ano, a jovem foi listada na categoria de impacto social pela revista Forbes. Ela foi apontada como uma das 30 pessoas com menos de 30 anos que revolucionaram o mundo dos negócios.
Segundo a polícia, que atendeu a um chamado por volta das 11h30, o corpo tinha sinais de "traumatismo contundente" e foi encaminhado para a perícia médica, conforme apurou o jornal The New York Times.
Não há informações se a executiva havia recebido alguém em seu apartamento antes do crime, mas a polícia declarou que ela era solteira.
O departamento de polícia de Baltimore identificou Jason Dean Billingsley, 32, um criminoso sexual libertado da prisão no ano passado, como suspeito do assassinato.
Repercussão da morte:
A morte de LaPere foi um choque para a cidade, especialmente para a comunidade empresarial, segundo o The New York Times.
Ela era formada pela Universidade Johns Hopkins e decidiu ficar em Baltimore para construir seu negócio. A executiva conseguiu obter mais de R$ 20 milhões (US$ 4 milhões), construiu uma equipe de 30 pessoas e atendia clientes como Meta e The Aspen Institute.
O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, disse em entrevista coletiva que conhecia a executiva há vários anos e a descreveu como uma "cidadã talentosa e dedicada" que "ajudaria qualquer pessoa que encontrasse".