Guerra em Israel: Hamas diz ter disparado mísseis; Hezbollah fala em ataque
Do UOL*, em São Paulo
16/10/2023 12h49Atualizada em 16/10/2023 15h25
O grupo extremista Hamas e a organização islâmica xiita Hezbollah disseram que atacaram hoje o território de Israel.
O que aconteceu
O braço armado do Hamas afirmou ter disparado mísseis contra Jerusalém e Tel Aviv. Segundo a brigada do grupo, o ataque foi em resposta ao "ataque a civis" vindo de Israel.
Este seria o terceiro ataque do Hamas a Israel desde os atentados do dia 7 de outubro. Também houve registro de foguetes lançados pelo grupo extremista no dia 11, quando as cidades de Ashkelon e Sderot, próximas a Gaza, foram alvejadas.
O Hezbollah, por sua vez, disse ter atacado cinco posições israelenses no norte do país. Um curto comunicado divulgado pela organização diz que foram usados vários de tipos de "armas diretas". Segundo a agência Associated Press, câmeras de segurança de Israel foram destruídas nesses ataques.
A organização é sediada no Líbano, que fica ao norte de Israel, e vem lançando mísseis desde o dia 8. Além disso, soldados israelenses têm trocado tiros com membros do Hezbollah na região de fronteira.
O Exército de Israel informou no X, antigo Twitter, às 16h46 do horário local, que sirenes soaram em Jerusalém e Tel Aviv. Pouco depois, às 17h01, militares israelenses na fronteira com o Líbano teriam sido alvos de tiros, mas não houve feridos.