Esse conteúdo é antigo

Oitavo voo da FAB com brasileiros de Israel chega ao Rio de Janeiro

Mais um avião da FAB que buscou brasileiros em Israel, após o início da guerra com o Hamas no sábado (7), chegou ao Brasil. A aeronave, que decolou ontem de Tel Aviv, pousou por volta das 04h no Galeão, Rio de Janeiro.

O que aconteceu

Foram 209 passageiros e nove animais domésticos trazidos, segundo o Palácio do Planalto. Ao todo, o governo brasileiro repatriou 1.410 brasileiros, três bolivianas e 53 pets.

O avião decolou às 17h25 de domingo (22) do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv (11h25 no horário de Brasília).

O avião que trouxe os brasileiros é um KC-30 (Airbus A330) — que tem capacidade para 238 pessoas. O modelo é o maior avião já operado pela FAB (Força Aérea Brasileira).

O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando.
Nota do Itamaraty

O governo brasileiro ressaltou que "desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região".

O governo Lula (PT) também negocia a saída de um grupo de 30 brasileiros e familiares diretos da Faixa de Gaza. Eles estão abrigados nas cidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito.

A fronteira entre Egito e Gaza foi aberta hoje pela segunda vez para a entrada de ajuda humanitária, mas Cairo não permitiu a passagem de estrangeiros ou palestinos.

O Itamaraty informou que "veículos contratados seguem de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah".

Continua após a publicidade

O Brasil continua reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros no Egito. Aeronave utilizada pela Presidência da República permanece no Cairo, aguardando autorização para resgatar os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.
Nota do Itamaraty

Deixe seu comentário

Só para assinantes