Brasileiro condenado por estupro e foragido no Brasil é preso nos EUA
Do UOL, em São Paulo
01/12/2023 17h11Atualizada em 01/12/2023 18h21
Um brasileiro de 62 anos condenado por estupro de vulnerável pela Justiça de Santa Catarina e que estava foragido foi preso nos Estados Unidos.
O que aconteceu
O homem foi detido na vila de Tewskbury, em Boston, na quinta-feira (30). Segundo autoridades norte-americanas, ele aguarda extradição.
Viagem aos Estados Unidos após condenação no Brasil. Antes de cumprir a sentença, o brasileiro deixou o país e desembarcou em Nova York com um visto de turista. Essa viagem foi em abril deste ano, segundo a Unidade de Apreensão de Fugitivos Estrangeiros dos EUA.
Em maio, o Brasil emitiu um mandado de prisão. O documento foi emitido porque o homem não se apresentou à Justiça após sua condenação. A sentença é para que ele cumpra 12 anos de prisão.
Ao UOL, a defesa do brasileiro informou que "de imediato fizemos contato com o consulado brasileiro, a fim de assegurar e garantir a segurança e os direitos dele". O advogado Franklin Assis disse esperar conseguir contato com o cliente ainda hoje.
"Tão logo estabelecido esse contato, traçaremos as diretrizes e os próximos passos sobre o cumprimento dessa pena e possível extradição", explicou.