Papa envia carta a Lula na COP e agradece 'disposição em discutir futuro'
Do UOL*, em São Paulo
02/12/2023 10h14Atualizada em 02/12/2023 11h08
O presidente Lula recebeu de um representante do Papa Francisco, durante a COP28, uma carta em que o líder religioso agradece o brasileiro pelo esforço em "responder aos desafios urgentes enfrentados por nossa família humana".
O que aconteceu
O papa disse que é "grato" pela disposição de Lula em "discutir o futuro". "Acredito que poderemos falar juntos em outra ocasião para prosseguir com essas questões", escreveu o sumo pontífice.
A agenda de Lula previa uma reunião com o papa, mas o compromisso foi cancelado. Segundo comunicado do Vaticano, Francisco foi aconselhado a não viajar para participar da COP28 por orientação médica.
Papa pediu fundo para combater fome e crise climática
O papa Francisco voltou a apelar neste sábado (2) para a criação de um fundo para financiar a luta contra a fome global e a crise climática. O pedido dele é para que o dinheiro seja transferido de reservas para o investimento em armas.
O apelo foi feito em seu discurso na 28ª edição da Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, a COP28, em Dubai, lido pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
Francisco foi orientado a não participar da cúpula devido a uma crise de bronquite. "Quanta energia a humanidade está desperdiçando nas muitas guerras em andamento, como em Israel e na Palestina, na Ucrânia e em muitas regiões do mundo", diz o texto assinado por ele.
* Com informações da Ansa