Topo

'Carajo', gesto obsceno e risadas: como foi a posse de Milei em fotos

Presidente da Argentina, Javier Milei (esq), recebe faixa e bastão presidencial de Alberto Fernandez (dir.), agora ex-presidente do país Imagem: Martin Zabala/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

11/12/2023 12h28Atualizada em 11/12/2023 14h26

Javier Milei foi oficialmente empossado no cargo de presidente da Argentina neste fim de semana, numa cerimônia que teve a ex-vice-presidente Cristina Kirchner mostrando o dedo do meio para opositores, a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e até do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apesar do conflito contra a Rússia.

Abaixo, algumas curiosidades do que rolou na cerimônia do novo presidente da Argentina.

O dedo de Cristina

Cristina Kirchner mostra o dedo do meio para apoiadores de Milei ao chegar ao Congresso Imagem: Reprodução/TN

A ex-vice-presidente Cristina Kirchner foi alvo de muitas vaias de apoiadores do ultradireitista Milei ao chegar no Congresso do país, para a cerimônia de posse. Ela, então, acenou e mandou beijos para apoiadores. Quando ficou de costas, mostrou o dedo do meio para correligionários do presidente recém-empossado.

Risada entre Milei e Cristina Kirchner

Ex-vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner (esq.) e Javier Milei (dir.), atual presidente do país, riem durante cerimônia de posse Imagem: Alejandro Pagni/AFP

Apesar da hostilidade por parte de apoiadores de Milei, Cristina e o presidente eleito eram só risos. Em um momento da cerimônia, a ex-vice-presidente aponta para o bastão presidencial, faz um comentário e ambos começam a rir.

Não dá para entender exatamente o que os dois conversam. No entanto, a provável razão tem relação com o fato de Milei ter pedido para gravar o rosto de seus cachorros clonados.

Carajo em livro no Congresso

Javier Milei escreveu palavrão em livro do Congresso da Argentina ao tomar posse Imagem: Reprodução

Milei escreveu no livro do Congresso assinado por todos os presidentes do país: "Viva la libertad, carajo!" (que significa literalmente "Viva a liberdade, caralho"). Este, inclusive, foi o lema de campanha do presidente recém-empossado. Apesar de ter o mesmo significado que em português, com o tempo o termo perdeu o valor de obscenidade.

Presença de Bolsonaro

Bolsonaro cumprimenta Milei após posse em Buenos Aires Imagem: Luis Robayo/AFP

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro esteve presente na cerimônia de posse de Javier Milei. Movimento foi visto como uma forma de antecipar a campanha eleitoral, segundo o colunista do UOL Tales Faria.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou o chanceler, Mauro Vieira, para a posse. Lula foi alvo de críticas de Milei durante a campanha.

Bolsonaro fora de foto com chefes de Estado

Foto de Javier Milei (centro), presidente da Argentina, com outros chefes de Estado Imagem: Argentina via Reuters

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, Bolsonaro quis posar para a foto oficial do presidente argentino com outros chefes de Estado, porém foi barrado. Mandatários de países da região protestaram contra a presença do ex-presidente brasileiro. Fabio Wajngarten, que foi secretário de Bolsonaro e o acompanhava na comitiva, disse que não houve saia justa com presidentes de países sul-americanos.

Presença de Zelensky

Zelensky cumprimenta Milei após posse na Argentina Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Mesmo em guerra com a Rússia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteve presente na posse de Milei. Para o presidente recém-empossado, Zelensky deu um candelabro de 9 braços, um dos símbolos do judaísmo. Apesar de católico, Milei tem grande simpatia pela religião judaica.

Discurso para apoiadores

Javier Milei em discurso de posse para a população Argentina em frente ao Congresso Imagem: Luis Robayo/AFP

Em vez de fazer um discurso inaugural no Congresso da Argentina, o presidente resolveu falar das escadarias do local para seus apoiadores. Ele disse que a economia "vai piorar no curto prazo com ajuste fiscal duro" e que "não dá dinheiro" para grandes investimentos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Carajo', gesto obsceno e risadas: como foi a posse de Milei em fotos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional