Filipinas: presidente é criticado por ir de helicóptero a show do Coldplay
Do UOL, em São Paulo
24/01/2024 18h36Atualizada em 24/01/2024 18h36
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., conhecido como Bongbong Marcos, usou o helicóptero presidencial para ir a um show da banda inglesa Coldplay na última sexta-feira (19).
O que aconteceu
O presidente argumentou que era um show "imperdível". Ele afirmou que ama e estuda música há muitos anos, segundo a CNN Filipinas. Bongbong avaliou a apresentação como espetacular e em um nível acima do que estavam acostumados.
O helicóptero foi usado para evitar o trânsito. O comandante de segurança do presidente, general Jesus Nelson Morales, alegou que 40 mil pessoas estavam indo ao show, e a situação do tráfego representava uma potencial ameaça à segurança do chefe do Executivo. O general pediu a compreensão da população diante da decisão de usar o helicóptero.
Filipinos criticaram a atitude nas redes sociais. A primeira-dama, Liza Marcos, postou uma foto no Facebook registrando a presença da família no concerto. "Pagamos pelo uso do helicóptero, pelo combustível e pela segurança, quem sabe até mesmo pelos ingressos de todos", comentou um dos internautas. Outros saíram em defesa do presidente, alegando que a família merece momentos de lazer.
O vocalista da banda agradeceu a presença de todos, apesar do trânsito. Chris Martin disse durante o show que a banda viu como estava o tráfego da cidade. "Eu acho que vocês têm o [trânsito] número um no mundo. Obrigado por fazerem o esforço para estar aqui", declarou o cantor, segundo a BBC.