Macron publica meme sobre foto com Lula e diz que visita 'foi um casamento'
Do UOL, em São Paulo
28/03/2024 21h12Atualizada em 28/03/2024 22h42
O presidente da França, Emmanuel Macron, fez um balanço positivo de sua visita ao Brasil, exaltando a democracia e agradecendo a Lula (PT). Macron ainda aproveitou o meme inspirado nas suas fotos com o presidente brasileiro e disse que a viagem "foi um casamento".
O que aconteceu
Macron agradeceu a Lula e ao Brasil pelo acolhimento. Em publicação no X (antigo Twitter), o presidente francês citou Lula, a primeira-dama Janja da Silva e "todos os brasileiros" que conheceu. "A França ama o Brasil e o Brasil ama a França! (...) Acabamos de inaugurar um novo capitulo na nossa relação", escreveu Macron.
Francês fez balanço das visitas a Belém, Rio e São Paulo. Macron citou a "Amazônia compartilhada" entre Brasil e França, onde ambos confirmaram a determinação comum de "lutar pelas florestas e pelas pessoas". O presidente francês ainda mencionou o lançamento do submarino Tonelero em Itaguaí (RJ) e as "discussões extremamente proveitosas" em São Paulo.
Presidente quer aumentar número de brasileiros na França. Atualmente, são 5.000 —a ideia é fazer este contingente chegar a 8.000 até 2026. O objetivo, segundo o Macron, é "aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis" e desenvolver o bilinguismo com novas seções de línguas francesa e portuguesa.
Macron ainda exaltou eleição de Lula e democracia. Para o presidente francês, a volta de Lula à Presidência restaurou o equilíbrio institucional no Brasil. "Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum", completou.
Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França! (...) Viva a amizade entre o Brasil e a França!
Emmanuel Macron, presidente da França, no X