Extrema direita vence na França: quem são os personagens chave das eleições
Colaboração para o UOL*
01/07/2024 13h40
A extrema direita venceu o 1º turno das eleições legislativas pela primeira vez na história da França. Segundo o Ministério do Interior, o partido Reunião Nacional, da líder ultraconservadora Marine Le Pen, obteve 33% dos votos.
Saiba quem são os personagens chave da extrema direita nessa eleição:
Marine Le Pen
Filha do líder histórico da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen, Marine Le Pen é a atual líder do partido de extrema direita francês RN (Rassemblement National, Reunião Nacional em português). Ela luta para cumprir o sonho de décadas da extrema direita: chegar à presidência da França com um programa que, na verdade, não mudou.
Advogada de formação, Le Pen costuma se apresentar em entrevistas como uma agricultora e criadora de gatos, em uma tentativa de "normalizar" sua imagem. Conhecida por sua personalidade forte, a líder ultraconservadora também se diz uma "mulher moderna" e solteira. Mãe de três filhos, ela se divorciou duas vezes e vive com uma amiga de infância a quem acolheu.
Emmanuel Macron, atual presidente francês, já disse que o programa de governo dela é racista. O partido RN é lembrado por defender valores e ideias xenófobas e racistas.
Jordan Bardella
O jovem de 28 anos é presidente da Reunião Nacional (RN) desde 2022. Seus críticos o veem como mais liberal do que Le Pen e o acusam de dedicar muito tempo a aperfeiçoar sua imagem pública e pouco a estudar as questões políticas importantes. Sua figura bem cuidada e sua habilidade de comunicação lhe rendem sucesso nas ruas e nas redes sociais: no TikTok, Bardella conta com mais de 1 milhão de seguidores, em sua grande maioria jovens.
Ele já disse se opor ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e foi acusado de publicar comentários racistas e homofóbicos. Bardella ainda defende cortar os serviços sociais para imigrantes ilegais e legalizar a cannabis para fins medicinais.
O político usou seu primeiro discurso pós-eleitoral para se apresentar como um estadista sério, dizendo que é mais do que apenas o garoto-propaganda da campanha de ultradireita da França.
Eric Ciotti
Eric Ciotti, chefe do partido Os Republicanos (LR), o maior partido de direita da França, fez uma aliança com a extrema direita do país. Segundo o Le Monde, ao longo da campanha, ele repetiu que a sua aliança com o RN foi essencial para manter um grupo de deputados de direita na Assembleia Nacional.
"Dizemos as mesmas coisas, então vamos parar de criar uma oposição imaginária", disse Ciotti à emissora TF1.
*Com AFP, Reuters, Deutsche Welle e reportagem publicada em 17/06/2024