Conteúdo publicado há 1 mês

Biden critica Trump após anúncio de vice: 'Querem aumentar os impostos'

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, rompeu a trégua pós-atentado e voltou a criticar Donald Trump após o republicano anunciar o senador J.D. Vance como sua escolha para vice-presidente nas eleições americanas deste ano.

O que aconteceu

Biden afirmou que chapa de Trump quer aumentar os impostos. "Aqui está a questão sobre J.D. Vance. Ele fala muito sobre os trabalhadores. Mas agora, ele e Trump querem aumentar os impostos das famílias de classe média", escreveu no X.

O presidente dos EUA declarou ainda que Trump e J.D. Vance querem promover o corte de impostos para os ricos. "Bem, não pretendo deixá-los fazer isso. E se você estiver comigo, contribua", publicou. Mensagem veio acompanhada de um link para contribuições financeiras destinadas para sua campanha.

Biden ainda não havia criticado Trump publicamente desde a tentativa de assassinato, no último sábado (13). Nesta segunda-feira (15), Donald Trump foi nomeado oficialmente candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano. O ex-presidente obteve os votos da maioria dos delegados na convenção nacional do partido.

Trump também anunciou o senador J.D. Vance como companheiro de chapa. O ex-presidente dos Estados Unidos revelou sua escolha na rede social Truth Social, no momento em que seus apoiadores estão reunidos em Milwaukee, no estado de Wisconsin, para a convenção do Partido Republicano, que ganhou ainda mais notoriedade após a tentativa de assassinato contra o ex-presidente.

Quem é J.D. Vance

James David Vance é um senador republicano pelo estado de Ohio.
James David Vance é um senador republicano pelo estado de Ohio. Imagem: Divulgação/Senado dos EUA

Vance tem 39 anos e nasceu em Middletown, Ohio. Ele é senador pelo estado desde 2023. Em seu site, J.D. se apresenta como "conservador outsider, fuzileiro, empresário e autor".

Continua após a publicidade

Candidato a vice é formado em direito. Ele se graduou pela Universidade Estadual de Ohio e pela Faculdade de Direito de Yale.

Sua juventude conturbada foi descrita no livro autobiográfico Hillbilly Elegy, que foi transformado em filme pela Netflix. O filme "Era uma vez um sonho", em português, retrata a história da Família Vance. J.D. e a irmã mais velha foram criados pela mãe, que sofria com o vício em drogas, e pelos avós maternos. Em sua biografia, ele apresenta a avó, apelidada de Mamaw, como sua grande salvadora, pois "seu amor e disciplina o mantiveram no caminho certo".

J.D. mudou de nome após abandono paterno. O candidato a vice foi registrado como "James Donald Bowman", mas decidiu colocar o sobrenome materno após ser abandonado pelo pai biológico.

Vance serviu aos Estados Unidos na Guerra do Iraque. Ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais após se formar no ensino médio.

J.D. é pai de três filhos. Ele e a esposa, Usha Chilukuri Vance, são pais do Ewan, de 7 anos, Vivek, 4, e Mirabel, 2.

J.D culpou "retórica" da campanha de reeleição de Biden pelo atentado contra Trump, que aconteceu no último sábado (13). O republicano escreveu no X que a tentativa de assassinato não foi um incidente isolado. "A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser parado a qualquer custo. Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do Presidente Trump", publicou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes