OPINIÃO
Sakamoto: Ministro venezuelano mostra que militares estão ao lado de Maduro
Colaboração para o UOL, em São Paulo
30/07/2024 11h27
As declarações de Vladimir Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela, revelam que as Forças Armadas do país apoiam Nicolás Maduro, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta terça (30).
A Venezuela assiste a uma escalada na violência após o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) declarar a vitória de Maduro, em resultado contestado pela oposição. De acordo com a ONG Foro Penal, os protestos contra o ditador deixaram pelo menos um morto e 46 detidos.
Os militares entraram na vida pública venezuelana de forma muito forte durante o chavismo e no governo de Maduro. Eles foram tirados da caserna, fazem parte do Estado de forma muito umbilical na economia e na política.
No meio de tudo isso, há uma figura central: Vladimir Padrino López, ministro da Defesa e principal personagem militar da Venezuela. Ontem, ele postou que 'o povo vem em massa para um festival democrático' e parabeniza Maduro pela vitória, o que mostra claramente de que lado estão as Forças Armadas neste exato momento.
Ele já colocou as manifestações da oposição como sendo 'atos violentos'. O ministro dá sinais de que, se houver a necessidade de um confronto, as Forças Armadas claramente têm um posicionamento pró-Maduro. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto alertou para o risco da onda de violência na Venezuela se agravar caso haja uma demora na divulgação das atas eleitorais, ou que estes documentos nem sejam publicados.
Agora estão indo para a rua os manifestantes pró-oposição. Hoje e amanhã, irão os manifestantes pró-Maduro. A tendência é não sair boa coisa. Com muita gente na rua, confrontos e provocações são esperados de parte a parte, o que pode elevar o número de mortos na Venezuela, não apenas na capital, Caracas.
Isso deveria ser discutido de forma democrática. Não há saída que não passe pela garantia de transparência total dos votos e da publicação dos extratos das atas das eleições, para provar que houve a totalização destes votos. Isso precisa ser mostrado para que o próximo governo da Venezuela seja legítimo, não importa quem seja. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL