Topo

Premiê convoca reunião de crise após tumultos por mortes no Reino Unido

100 manifestantes foram presos em Londres Imagem: Hollie Adams/ Reuters

Do UOL*, São Paulo

01/08/2024 10h34Atualizada em 01/08/2024 11h08

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer convocou uma reunião de crise com chefes de polícia após a escalada de tensão gerada pelo ataque com faca que deixou três crianças mortas em Southport.

O que aconteceu

Alice Dasilva Aguiar, 9, Elsie Dot Stancombe, 7, e Bebe King, 6, foram as vítimas. Outras oito crianças ficaram feridas, cinco delas em estado grave, além de dois adultos, na última terça-feira (30).

Bebe King, Alice Aguiar e Elsie Dot morreram em ataque em Southampton Imagem: Reprodução de redes sociais

O ataque ocorreu durante uma aula de dança de férias com tema da artista Taylor Swift. Um garoto de 17 anos, identificado como Alex Rudakubana, é apontado como autor dos assassinatos, foi detido e compareceu a um tribunal inglês.

Alice Dasilva Aguiar, que morreu no hospital, era de nacionalidade portuguesa. Os pais dela saíram da Ilha de Madeira e migraram para o Reino Unido, informou a BBC.

Extrema direita espalhou desinformação

Manifestantes da extrema direita começaram a disseminar nas redes sociais a informação de que o suspeito era terrorista. O caso gerou revolta e desencadeou duas noites de protestos violentos na cidade, incitando ódio contra imigrantes e muçulmanos.

A polícia desmentiu os ativistas e disse que o ataque não estava relacionado ao terrorismo. Além disso, a corporação afirmou que o adolescente nasceu na Grã-Bretanha. O menino era de Cardiff, nos Países de Gales, e se mudou para Inglaterra em 2023, segundo a BBC. Os pais dele são de Ruanda.

Ao menos 100 pessoas foram presas durante as manifestações. Extremistas de direita teriam entrado em confronto com as forças policiais, incendiando automóveis e atirando tijolos e outros objetos contra os agentes. Mais de 50 policiais foram feridos.

A comunidade também realizou atos em homenagem às vítimas, depositando flores nos túmulos. ''Aqueles que sequestraram a vigília pelas vítimas com violência e insultaram a comunidade enquanto ela sofre sentirão toda a força da lei'', disse o premiê sobre os atos violentos.

Ataque contra meninas gerou protestos violentos Imagem: Hollie Adams / Reuters

Tribunal permite identificação de garoto

Axel Rudakubana Imagem: Reprodução / The Guardian

O juiz Menary KC suspendeu a ordem de anonimato. O tribunal da coroa de Liverpool disse que a agitação nos protestos foi uma das razões pelas quais era de interesse público divulgar o nome do acusado, de acordo com The Guardian.

O reú completará 18 anos nas próximas semanas. Isso pode fornecer uma "desculpa adicional para uma nova rodada de desordem pública", disse o juiz.

Durante a audiência, Axel cobriu o rosto com um moletom. Ele se recusou a falar e não confirmou seu próprio nome. Em alguns momentos, balançou a cabeça para confirmar algumas informações.

Taylor Swift disse estar em choque

A cantora se manifestou na terça (30) depois do ocorrido. As aulas de dança eram dedicadas às músicas da artista para o público infantil, de 6 a 11 anos.

''O horror do ataque de ontem em Southport vem tomando conta de mim'', relatou. ''A perda de vidas e de inocentes, e o terrível trauma que isso causou a todos que estavam lá, às famílias e aos socorristas", acrescentou ela. "Eram apenas crianças em uma aula de dança", finalizou, prestando solidariedade às famílias em luto.

* Com informações da Reuters

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Premiê convoca reunião de crise após tumultos por mortes no Reino Unido - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional