Topo

Rabino desaparecido é encontrado morto nos Emirados Árabes, diz Israel

Zvi Kogan era dado como morto desde desaparecimento Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2024 08h15

O rabino Zvi Kogan, 28, que estava desaparecido desde a última quinta-feira (21), foi encontrado morto nos Emirados Árabes Unidos, afirma uma declaração conjunta assinada pelo gabinete do primeiro-ministro e o Ministério das Relações Exteriores de Israel.

O que aconteceu

Corpo de Zvi Kogan foi localizado pelas equipes de segurança dos Emirados Árabes. Israel diz que está em contato com a família do rabino desde que o desaparecimento foi confirmado na última quinta-feira (21). Ele era dado como morto desde então.

Autoridades encontraram o rabino em um veículo aparentemente abandonado. Segundo informações do site israelense Ynetnews, o corpo de Kogan estava em seu próprio carro, achado na cidade de Al Ain, a cerca de 150 km de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Interior do veículo tinha sinais de confronto, afirma a publicação. As suspeitas apresentadas atribuem o crime a cidadãos do Uzbequistão recrutados pelo Irã. O grupo teria agredido o rabino e depois fugido para a Turquia.

Israel classifica morte com um "ato antissemita de terror". A declaração emitida pelos agentes do governo afirma que serão tomadas "todas as medidas necessárias" para garantir que os responsáveis pela morte do rabino sejam levados à Justiça.

Presidente de Israel lamenta a morte de Kogan. "Este ataque antissemita é um lembrete da desumanidade dos inimigos do povo judeu", escreveu Isaac Herzog em uma postagem no X, antigo Twitter. "Isso não nos impedirá de continuar a desenvolver comunidades prósperas nos Emirados Árabes Unidos ou em qualquer lugar", diz o texto.

Kogan era emissário do movimento Chabad em Abu Dhabi. O rabino, um cidadão israelense-moldávio atuava para o estabelecimento e expansão da vida judaica nos Emirados Árabes Unidos e contribuiu para a fundação do primeiro centro educacional judaico no Golfo. Ele deixa a esposa, Rivky, com quem era casado desde 2022.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rabino desaparecido é encontrado morto nos Emirados Árabes, diz Israel - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional