Espião russo que se dizia brasileiro é liberado em troca de prisioneiros
Em uma troca de prisioneiros entre Rússia e países ocidentais, um espião russo que se passava por brasileiro foi libertado. Além dele, jornalista estadunidense e agente do Serviço Federal de Segurança russo também estão na lista.
O que aconteceu
24 prisioneiros estão livres após acordo que levou um ano e meio para ser fechado. Depois de longas negociações, facilitadas pela Turquia, essa é a maior troca de presos espiões desde o fim da Guerra Fria.
16 deles voltaram para os Estados Unidos e Europa, informou a Casa Branca. Entre eles, está um repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, o primeiro jornalista ocidental preso na Rússia por espionagem desde a era soviética.
Enquanto isso, oito russos foram libertados de prisões nos EUA, Noruega, Alemanha, Polônia e Eslovênia. A troca ocorreu nesta quinta-feira (31) na pista do aeroporto internacional de Ancara, na Turquia.
Um dos prisioneiros estava condenado à prisão perpétua na Alemanha. Vadim Krasikov, agente assumido do Serviço Federal de Segurança russo, foi acusado pelo assassinato de um ex-líder separatista checheno em Berlim.
Espião se passou por brasileiro
Mikhail Mikushin, apontado como espião russo, usava o nome falso de José Assis Gianmaria. Ele se apresentava como um acadêmico brasileiro e foi preso em 2022 na Noruega por suspeita de espionagem.
Falsa certidão de nascimento dizia ter sido emitida em Padre Bernardo, em Goiás. A informação foi revelada pela BBC Brasil e funcionários do cartório não souberam dizer como o documento foi parar nas mãos do russo.
Dizendo ser do Brasil, Mikhail trabalhava como pesquisador na Universidade de Tromsø. Ele foi indicado por um professor de uma faculdade do Canadá, onde também infiltrou, e seus estudos se concentravam em questões de segurança e bases militares do Ártico.
Um colega disse ao The Guardian que o homem era muito preocupado com sua privacidade. "Ele disse que era contra as redes sociais, e que não queria nem usar o WhatsApp, só queria falar no Telegram", contou a fonte que preferiu anonimato.
Russo fazia muitas perguntas e tinha ''sotaque engraçado''. Aos poucos, as pessoas da Universidade começaram a levar suspeitas sobre o suposto brasileiro e chegaram até perguntar, na brincadeira, se ele era um espião.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberVeja quem são prisioneiros libertados
Libertados pela Rússia
- Evan Gershkovich
- Paul Whelan
- Alsu Kurmasheva
- Oleg Orlov
- Lilia Chanysheva
- Vladimir Kara-Murza
- Ksenia Fadeyeva
- Ilia Yashin
- Alexandra Skochilenko
- Andrei Pivovarov
- Rico Krieger
- Dieter Voronin
- Kevin Lick
- Patrick Schoebel
- German Moyzhes
- Vadim Ostanin
Libertados por países ocidentais e aliados
- Vadim Krasikov
- Artem Dultsev e Anna Dultseva
- Mikhail Mikushin
- Pavel Rubtsov/Pablo González
- Roman Seleznev
- Vladislav Klyushin
- Vadim Konoshchenock
*Com informações da AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.