Usina nuclear de Zaporizhzhia registra incêndio; Ucrânia e Rússia se acusam
Um incêndio atingiu neste domingo (11) uma torre de refrigeração da usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada no sul da Ucrânia e sob o controle das forças russas.
O que aconteceu
Um incêndio é visto em maior usina nuclear da Europa. Após explosões, a agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) registrou uma fumaça escura vinda da área norte da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa e que está sob ocupação russa desde o início da invasão da Ucrânia há dois anos e meio.
Incêncio ocorreu após bombardeio. De acordo com Yevgeny Balitsky, funcionário instalado pela Rússia na região, o incêndio foi resultado de um bombardeio realizado pelas forças armadas ucranianas.
Volodymyr Zelensky acusa tropas russas. O presidente ucraniano, por sua vez, afirmou que as tropas russas teriam iniciado o incêndio no terreno da usina nuclear e pediu uma resposta da comunidade internacional e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo Zelensky, apesar do incidente, os níveis de radiação permanecem dentro da normalidade.
A usina de Zaporizhzhia foi capturada pela Rússia em março de 2022, logo após o início da invasão em grande escala da Ucrânia. Desde então, a usina foi desconectada da rede elétrica ucraniana, e a Rússia ainda não conseguiu conectá-la ao seu próprio sistema de energia. O presidente ucraniano tem insistido para que a Rússia devolva o controle da usina à Ucrânia, expressando preocupações com a segurança do local devido ao prolongado conflito.
Em suas redes sociais, Zelensky, criticou a ocupação russa da usina nuclear de Zaporizhzhia. "Enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal". Ele acusou a Rússia de usar a usina, desde o primeiro dia de sua captura, "apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo".
Zelensky enfatizou que a Rússia deve ser responsabilizada por suas ações. "Somente o controle ucraniano sobre a NPP de Zaporizhzhia pode garantir um retorno à normalidade e à segurança completa".
Enerhodar. We have recorded from Nikopol that the Russian occupiers have started a fire on the territory of the Zaporizhzhia Nuclear Power Plant.
-- Volodymyr Zelenskyy / ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) August 11, 2024
Currently, radiation levels are within norm. However, as long as the Russian terrorists maintain control over the nuclear plant, the? pic.twitter.com/TQUi3BJg4J
Deixe seu comentário