Conteúdo publicado há 3 meses

SpaceX lança foguete que levará civis para 1ª caminhada espacial privada

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou hoje o foguete que levará tripulantes para a primeira caminhada espacial feita por uma empresa privada. O lançamento é considerado uma revolução para o turismo espacial.

O que aconteceu

A missão Polaris Dawn foi lançada às 5h23 no horário local (6h23 em Brasília). O foguete saiu do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Empresa prevê voo de cinco dias. No terceiro dia, dois tripulantes poderão deixar a nave e flutuar no espaço por alguns minutos.

Quatro pessoas estão a bordo. São eles: o bilionário Jared Isaacman, piloto e astronauta que financia o Programa Polaris Dawn; Scott "Kidd" Poteet, tenente-coronel da reserva da Força Aérea americana; a engenheira Sarah Gillis e a médica Anna Menon. Sarah e Anna serão as primeiras funcionárias da empresa de Musk a viajar para o Espaço.

Anna Menon, Scott Poteet, o comandante Jared Isaacman e Sarah Gillis, membros da tripulação da Polaris Dawn
Anna Menon, Scott Poteet, o comandante Jared Isaacman e Sarah Gillis, membros da tripulação da Polaris Dawn Imagem: Joe Skipper/REUTERS

Programa quer validar a tecnologia da SpaceX para levar civis até o espaço. A missão conta com trajes especiais, recursos inéditos de suporte à vida, pesquisas médicas sobre altitude e teste de conexão de internet no espaço.

É a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão tão distantes da Terra, há cerca de 1,4 mil quilômetros.

Lançamento ocorre após vários adiamentos por problemas técnicos e mau tempo. O programa era previsto para 2022, mas foi adiado de novembro para dezembro daquele ano. Novos adiamentos ocorreram em março de 2023 e abril de 2024. Em agosto, mais três mudanças até o lançamento de hoje.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.