Filhote de ave casuar nasce em cativeiro após 25 anos de tentativas
Do UOL, em São Paulo
15/09/2024 18h08
A equipe do parque de vida selvagem Birdland, no Reino Unido, comemorou o primeiro nascimento de um filhote de casuar em mais de duas décadas. A espécie de ave não voa, mas pode ser perigosa.
O que aconteceu
Filhote nasceu em cativeiro. A pequena ave da espécie casuar-do-sul foi anunciada no dia 4 deste mês em uma publicação no Instagram.
Mais de 25 anos de espera. Os tratadores tentam reproduzir a ave no local por mais de duas décadas. Esta é a primeira a nascer no Reino Unido desde 2021 e o quarto a nascer na Europa.
Quando avistamos o pequeno filhote pela primeira vez, foi um momento muito especial.
Tratador Alistair Keen
Extinção da espécie é considerada pouco preocupante. Conforme última avaliação da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), de 2018, esse tipo de ave não corre tantos risco na natureza, mas passou oito anos como vulnerável.
Brasil já foi palco de nascimentos da espécie. O zoológico municipal de Bauru, cidade do interior de São Paulo, teve sucesso na reprodução de um casuar no final de 2018. Na época, o parque tinha sido o segundo do país a realizar o feito —um filhote já havia nascido no zoo de Itatiba, também no interior paulista.
Ave perigosa?
O casuar é natural de regiões de Nova Guiné e Austrália. Há três espécies da ave: casuar-anão, casuar-do-norte e casuar-do-sul, sendo esta a maior de todas —pode chegar a 1,80 metro e pesar mais de 70 quilos (as fêmeas são maiores do que os machos).
Perigo potencial. O tamanho, o fato de poder correr a 50km/h e uma garra afiada de quase 10 cm de comprimento assustam e colocam o animal como perigoso. De fato, pode ser, mas apenas se for ameaçado.
Ataques e mortes causadas pela ave já foram registradas, mas de forma rara. Os recursos naturais do animal, como as garras, são usados para proteger a si, os filhotes ou ovos.
Cuidador foi morto em 2019. Um homem de 75 anos morreu na Flórida por causa de ferimentos causados pelo casuar do qual cuidava em casa. Ao chegar ao local, a polícia do condado de Alachua encontrou Marvin Hajos gravemente ferido.
Animal é solitário e sedentário. Nativa de floresta tropical, a ave passa boa parte do tempo em meio às árvores em busca de frutas, principal alimento de sua dieta.