Israel diz ter matado líder do Hamas no sul da Síria em bombardeio
Do UOL, em São Paulo
28/09/2024 07h33Atualizada em 28/09/2024 08h30
O Exército de Israel anunciou na sexta-feira (27) ter matado o líder do Hamas no sul da Síria, Ahmad Muhammad Fahd, em um bombardeio. O grupo extremista, porém, não confirmou a informação.
O que aconteceu
Fahd foi morto 'enquanto planejava um ataque terrorista'. O Exército de Israel ainda disse continuar trabalhando para "eliminar os terroristas do Hamas" onde quer que estejam. Os detalhes do bombardeio são atribuídos ao serviço de inteligência israelense.
Israel já havia anunciado a morte de líder do Hezbollah. Sayyed Hassan Nasrallah teria sido atingido durante os bombardeios de ontem no sul de Beirute, no Líbano, ainda de acordo com o Exército israelense. O movimento libanês não se pronunciou oficialmente.
Ataques acontecem horas após discurso de premiê na ONU. Na sexta (27), na Assembleia Geral, Benjamin Netanyahu defendeu as guerras contra Hamas e Hezbollah e disse que, se o movimento palestino "permanecer no poder", vai se reagrupar e atacar Israel novamente. Sobre os libaneses, afirmou: "Continuaremos destruindo o Hezbollah até que todos os nossos objetivos sejam alcançados"
Ahmad Muhammad Fahd foi responsável por ataques terroristas contra as tropas das IDF [Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês] e o Estado de Israel na área do sul da Síria, inclusive com disparos de projéteis em direção à região das Colinas de Golã.
Exército de Israel, em comunicado