Ataque a tiros deixa pelo menos 7 mortos e 17 feridos em Tel Aviv
Pelo menos sete pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas durante um ataque a tiros na região de Jaffa, no sul de Tel Aviv, nesta terça-feira (1º).
O que aconteceu
Um dos mortos é uma adolescente de 17 anos. Ainda não há informações das demais vítimas.
O governo de Israel confirmou que dois suspeitos foram mortos. Eles foram neutralizados por civis e por um oficial de segurança municipal. As informações são do jornal local The Times of Israel.
Atentado foi classifico como "terrorista" pela polícia local. Informações iniciais são de que dois homens, um com um rifle e o outro com uma faca, atacaram civis.
Ataques aconteceram em dois locais. Os dois suspeitos atacaram os civis perto de uma estação de trem.
Eles caminhavam a pé, mostram vídeos que circulam nas redes sociais. Em seguida, a dupla atingiu outras pessoas nas proximidades da rua Jerusalém. Um oficial da polícia disse à imprensa local que imagens de câmeras de segurança mostram que os agressores saíram de uma mesquita próxima e atacaram civis no Jerusalem Boulevard. Depois, pelo menos um deles embarcou no vagão de um trem e matou quatro passageiros.
Os dois agressores já foram identificados pela polícia. Eles eram moradores de Hebron, na Cisjordânia. O comandante do distrito de Tel Aviv, Haim Sargrof, disse que a polícia descartou a possibilidade de outros agressores depois que grandes forças policiais realizaram extensas buscas na área.
Quatro foram socorridos em estado grave. As autoridades médicas de Israel declararam estado de emergência. Os 17 feridos foram encaminhados para o Centro Médico Wolfson, em Holon, e para o Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv.
O ataque ocorreu pouco antes do Irã lançar mísseis contra Israel.
Irã lança mísseis contra Israel
Irã lança mísseis, Israel promete resposta e ONU vê ampliação da guerra. O Irã lançou mísseis em direção a Israel nesta terça-feira, fazendo sirenes de alerta soarem em todo território. Governo de Netanyahu disse que responderá "no momento certo", enquanto a ONU alertou para a escalada do conflito.
Nenhum ferido foi relatado. Anúncio do governo de Israel diz que pessoas já podem deixar abrigos, e que não espera mais ataques do Irã. As IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) anunciaram que a maioria dos mísseis foram interceptados com a ajuda de uma coalizão defensiva liderada pelos Estados Unidos.
Mais de 180 mísseis foram lançados pelo Irã. De acordo com o Exército de Israel, houve um pequeno número de ataques no centro e no sul do país. "Maioria dos mísseis recebidos foram interceptados por Israel e por uma coalizão defensiva liderada pelos Estados Unidos", afirmou o porta-voz da IDF, Daniel Hagari.
Os iranianos insistem que 80% de seus mísseis "atingiram os alvos", sem dar detalhes. A inteligência americana indicou que o destino dos mísseis teriam sido duas bases militares e um centro de inteligência.
Israel alertou que "haverá uma retaliação, no momento certo". "Estamos em alerta máximo na defesa e na ofensiva, protegeremos os cidadãos de Israel. Esse disparo (de míssil) terá consequências. Temos planos e agiremos na hora e no lugar que escolhermos", disse o porta-voz das Forças Israelenses, o contra-almirante Daniel Hagari.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.