Jato russo faz manobra perigosa ao ser interceptado por caças dos EUA; veja
O Exército dos Estados Unidos divulgou um vídeo nesta segunda-feira (30) do que foi descrito como uma "manobra perigosa" realizada por um jato russo perto do Alasca durante uma interceptação militar americana.
O que aconteceu
Um jato da Rússia passa ao lado de um caça dos EUA, mostra a gravação. Depois, o avião norte-americana se desestabiliza e o russo segue caminho.
O Exército norte-americano disse que se tratava de uma ação militar rotineira. Segundo a corporação, eles realizam regularmente interceptações de aeronaves russas no espaço aéreo internacional, de forma ''segura e profissional'', mas que essa teria sido ''diferente'
Autoridades dos EUA criticaram a manobra. "A conduta de um Su-35 russo foi insegura, pouco profissional e colocou tudo em risco - não é o que você veria em uma força aérea profissional", disse o General da Força Aérea Gregory Guillot, em uma declaração publicada no X. A embaixada da Rússia em Washington não comentou sobre o caso até o momento.
Episódio arriscado teria sido um desvio pontual. O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, conhecido como Norad, falou em setembro que as atividades russas ocorrem "regularmente e não são vistas como ameaça''.
* Com informações da Reuters
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.