Conteúdo publicado há 2 meses

Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter faz 100 anos e quer votar em Kamala

Jimmy Carter comemora 100 anos nesta terça-feira (1º), tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a alcançar essa marca. Carter, que passou o último ano e meio recebendo cuidados paliativos, recentemente se disse "animado" para votar em Kamala Harris, candidata do Partido Democrata à presidência.

Quem é Jimmy Carter

Democrata ocupou a Casa Branca entre 1977 e o início de 1981. Vindo de uma tradicional família fazendeira do sul, Carter serviu como oficial da Marinha dos EUA antes de entrar na política, tendo cumprido dois mandatos como senador do estado da Geórgia e um como governador (1971-1975). Nas eleições de 1976, venceu o republicano Gerald Ford.

Assumiu após a guerra do Vietnã e o escândalo Watergate. Sua presidência incluiu sucessos como os acordos de paz de Camp David, entre Israel e Egito, mas também controvérsias, como a crise dos reféns no Irã, quando 52 americanos foram mantidos sob o poder de estudantes e militantes islâmicos, e o boicote aos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, em meio à Guerra Fria.

Perdeu a esposa Rosaylnn Carter em novembro de 2023. A ex-primeira-dama dos EUA, que havia sido diagnosticada com demência seis meses antes, morreu em casa aos 96 anos. "Morreu pacificamente, com a família ao seu lado", segundo informou o Centro Carter à época. Rosalynn e Jimmy foram casados por 77 anos e tiveram quatro filhos: John, James, Donnel e Amy Lynn.

Após deixar a política, dedicou-se a assuntos humanitários. Carter tentou a reeleição em 1980, mas acabou derrotado pelo republicano Ronald Reagan. Dois anos depois, em 1982, fundou o Centro Carter em 1982, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover os direitos humanos e resolver conflitos. Em 2002, o ex-presidente dos EUA ganhou o Nobel da Paz.

Rosalynn foi minha companheira em tudo o que conquistei. Ela me deu orientação e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn esteve no mundo, sempre soube que alguém me amava e me apoiava.
Jimmy Carter, após a morte da esposa Rosalynn, em 2023

Foto divulgada pela Casa Branca mostra o então presidente Jimmy Carter na Sala Oval, em 1978
Foto divulgada pela Casa Branca mostra o então presidente Jimmy Carter na Sala Oval, em 1978 Imagem: Karl Schumacher/Casa Branca/AFP

Eleições de novembro

Diz estar 'animado' para votar em Kamala, segundo neto. Jimmy Carter continua "engajado" e quer ver o país superar o ex-presidente Donald Trump, contou o neto Jason Carter em recente entrevista à emissora MSNBC. Ele está "consciente" e "realmente animado" para votar em Kamala Harris nas eleições de novembro, ainda de acordo com Jason.

Continua após a publicidade

Joe Biden parabenizou Jimmy Carter pelo 100º aniversário. O presidente dos EUA disse admirar Carter, citou Rosalynn e pediu que Deus continue a abençoar seu "bom amigo". "Sua visão de esperança para o nosso país, seu compromisso com um mundo melhor e sua crença inabalável no poder da bondade humana continuam a ser uma luz para todos nós", escreveu Biden.

Recentemente, estávamos falando sobre seu aniversário de 100 anos e ele disse: 'Sim, estou animado com isso, mas estou realmente animado para votar em Kamala Harris'. (...) Ele está engajado, como muitas pessoas na Geórgia, e bastante energizado pelo momento atual.
Jason Carter, neto de Jimmy Carter, sobre o avô

(Com AFP e Reuters)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.