Furacão Milton: veja como acompanhar em tempo real imagens de satélite
Considerado um dos mais perigosos a tocar o continente pelas autoridades americanas, o furacão Milton perdeu força após chegar ao estado da Flórida, nos Estados Unidos. Na madrugada da quinta-feira (10) ele foi classificado na Categoria 1 e mesmo assim os estragos foram devastadores.
É possível acompanhar seu avanço por sites de previsão do tempo. De acordo com o rastreador de furacões Windy, o furacão já se tornou uma tempestade tropical e está próxima a Jacksonville, a cidade mais populosa do estado da Flórida. Você pode ver as imagens por satélite clicando aqui.
Há também imagens de câmeras locais que mostram a situação em terra:
O que aconteceu
O Milton chegou com a ter ventos a 290 km/h - o que vai muito além do que é considerado Categoria 5. Mas quando chegou a Slesta Key, no Condado de Sarasota, seus ventos estavam com velocidade abaixo de 200 km/h.
Casas foram destelhadas, descolaram do solo e cidades foram devastadas. O estádio de Tropicana Field, do Tampa Bay Rays, em Tampa, foi destalhado. Ele era usado de ponto de apoio pelos socorristas. À 1h da amanhã (horário de Brasília) mais de 3 milhões de pessoas estavam sem energia.
Quatro mortes já foram confirmadas por conta da passagem do furacão. Duas em uma casa de repouso perto da cidade de Fort Pierce.
Após o avanço, ele foi perdendo força e chegou a 145 km/h, o que o diminuia para Categoria 1. O furacão já saiu da Flórida e se tornou uma tempestade tropical, que segue em direção a alguns estados do norte dos EUA.