Vídeo mostra túnel do Hezbollah no Líbano: 'Iam entrar em Israel', diz IDF
Do UOL, em São Paulo
14/10/2024 17h58
As IDF (Forças de Defesa de Israel) divulgaram nesta segunda-feira (14) um vídeo que mostra um complexo subterrâneo do grupo Hezbollah, no Líbano. De acordo com o exército israelense, o túnel está localizado a poucos quilômetros da fronteira com Israel.
O que aconteceu
Vídeo mostra que complexo estava abastecido com armas, munições e motocicletas. O complexo tem cerca de 800 metros. As IDF detalharam que encontraram mísseis disparados por helicópteros, morteiros, motocicletas, alojamentos e meios para estadias de longo prazo, incluindo uma cozinha abastecida com alimentos e suprimentos.
Hezbollah planejava ataque, segundo as IDF. "Eles estavam planejando, com essas motocicletas aqui, entrar em Kiryat Shemona, em Yiftah, em vilas e posições dentro de Israel, e conduzir um massacre. Eles estiveram aqui há apenas alguns dias", afirma o porta-voz militar, Daniel Hagari.
As tropas israelense continuam investigando a rota do túnel. O complexo está situado sob uma vila civil, diz o Exército de Israel. Os túneis incluem um quarto e uma cozinha totalmente abastecida.
O exército também anunciou que matou um comandante do Hezbollah. Em comunicado, Israel afirmou que atacou e eliminou na área de Nabatieh o comandante Muhammad Kamel Naeem, da Unidade de Mísseis Antitanque das Forças Radwan. Segundo as IDF, ele foi responsável pelo planejamento e execução de numerosos ataques terroristas, incluindo ataques com mísseis antitanque contra civis israelenses.
Nas últimas horas, o Hezbollah disparou vários foguetes contra o centro e norte de Israel. Alguns dos foguetes foram interceptados e o restante caiu em áreas abertas. "Nenhum ferimento foi relatado", de acordo com um comunicado divulgado pelo exército israelense.
Israel atacou vilarejo cristão no Líbano
O bombardeio israelense atingiu o povoado de Aitou, nesta segunda-feira (14). O vilarejo de maioria cristã no norte do Líbano tem pouco mais de mil habitantes, quase todos eles católicos maronitas.
Segundo a Cruz Vermelha libanesa, 21 pessoas foram mortas no ataque. É a primeira vez desde o início da atual ofensiva israelense contra o Hezbollah que um ataque de Tel Aviv mira um vilarejo cristão no norte do Líbano, distante dos redutos do grupo xiita, mais concentrados no sul do país árabe e na periferia de Beirute.
O bombardeio também deixou oito feridos.
O atual conflito entre Israel e Hezbollah já deixou mais de 2 mil mortos no Líbano em pouco menos de um mês. O Exército de Israel conseguiu eliminar a maior parte do comando do grupo xiita, incluindo o líder Hassan Nasrallah. De acordo com Nasser Yassin, ministro do Meio Ambiente de Beirute, pelo menos 9.535 indivíduos ficaram feridos nas ofensivas realizadas por Israel na nação. Além disso, três hospitais no país, incluindo um nos subúrbios de Beirute, anunciaram que vão fechar as portas em virtude das recentes ofensivas.
*Com Ansa