Ataque de Israel em vilarejo cristão no Líbano mata ao menos 21 pessoas

Ao menos 21 pessoas morreram e oito ficaram feridas nesta segunda-feira (14) após um ataque aéreo israelense contra um vilarejo de maioria cristã no norte do Líbano.

O que aconteceu

O bombardeio atingiu o povoado de Aitou. O vilarejo tem pouco mais de mil habitantes, quase todos eles católicos maronitas.

Segundo a Cruz Vermelha libanesa, 21 pessoas foram mortas no ataque. É a primeira vez desde o início da atual ofensiva israelense contra o Hezbollah que um ataque de Tel Aviv mira um vilarejo cristão no norte do Líbano, distante dos redutos do grupo xiita, mais concentrados no sul do país árabe e na periferia de Beirute.

O bombardeio também deixou oito feridos. Pouco antes, o Ministério da Saúde libanês havia falado em nove mortes em um bombardeio israelense no norte, enquanto a agência de notícias oficial do país publicou que uma bomba acertou um "apartamento residencial" na região.

O atual conflito entre Israel e Hezbollah já deixou mais de 2 mil mortos no Líbano em pouco menos de um mês. O Exército de Israel conseguiu eliminar a maior parte do comando do grupo xiita, incluindo o líder Hassan Nasrallah.

As Forças de Defesa israelenses anunciaram que mataram um comandante do Hezbollah. Em comunicado, Israel afirmou que atacou e eliminou na área de Nabatieh o comandante Muhammad Kamel Naeem, da Unidade de Mísseis Antitanque das Forças Radwan. Segundo o Exército israelense, ele foi responsável pelo planejamento e execução de numerosos ataques terroristas, incluindo ataques com mísseis antitanque contra civis israelenses.

Nas últimas horas, o Hezbollah disparou vários foguetes contra o centro e norte de Israel. Alguns dos foguetes foram interceptados e o restante caiu em áreas abertas. "Nenhum ferimento foi relatado", de acordo com um comunicado divulgado pelo Exército israelense.

*Com Ansa

Deixe seu comentário

Só para assinantes