Topo

Eleições dos EUA: Donald Trump se aproxima de Kamala em pesquisas

Kamala Harris em um evento na Pensilvânia e Donald Trump dando entrevista em Nova York Imagem: Jeff Swensen - 25.set.2024 /Getty Images via AFP e Angela Weiss - 26.set.2024/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/10/2024 05h30

A menos de vinte dias das eleições presidenciais dos Estados Unidos, o candidato republicano Donald Trump tem apresentado melhora nas pesquisas e até mesmo aparecido a frente de Kamala Harris em algumas delas. Confira os principais levantamentos sobre as eleições presidenciais.

O que aconteceu

Levantamentos analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. Nos Estados Unidos, presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.

Eleições acontecem em sistema de colégio eleitoral. Nos EUA, o presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do colégio eleitoral de seus respectivos estados. O número de delegados em cada estado vai de três a 54, sendo proporcional ao tamanho da população e de congressistas. O candidato que conseguir a maioria dos votos daquela população leva o número total de delegados, independentemente da margem entre as porcentagens dos concorrentes. No total, um candidato precisa conquistar 270 dos 538 delegados para ser eleito.

Morning Consult

Apesar de redução de diferença, Kamala segue à frente de Trump. A candidata democrata está com 50% das intenções de voto, contra 46% de Donald Trump. A pesquisa foi realizada entre 8.647 eleitores entre 11 e 13 de outubro, e apresenta margem de erro de 1%.

"Independentes" pendem mais para Harris que para Trump. Entre aqueles eleitores que se consideram partidários, 46% vão votar em Kamala Harris, contra 42% que pretendem votar em Donald Trump.

Democrata tem maioria do voto negro e jovem. Kamala Harris marcou 55% das intenções de voto dos eleitores entre 18 e 34 anos, e 83% do eleitorado negro.

The Economist/YouGov

Kamala tem 48% das intenções de voto, contra 45% de Trump. A pesquisa foi realizada com 1.869 eleitores entre 15 e 15 de outubro, e possui margem de erro de 3,1%.

Trump tem vantagem entre brancos e idosos. A intenção de voto para o candidato republicano é de 53% entre o eleitorado branco, e de 57% entre os votantes com 65 anos ou mais. Além disso, o republicano tem vantagem sobre Kamala na classe média, com 48% o preferindo, contra 45% de Harris.

Maiores problemas para entrevistados são inflação e preços. Para 24%, a inflação é a maior preocupação sobre o país, seguido por imigração (11%), oportunidades de emprego (11%), assistência médica (9%) e acesso ao aborto (8%).

RMG Research/Napolitan News Institute

Kamala está à frente de Trump por um ponto percentual. A democrata marcou 50% das intenções de voto, contra 49% do republicano, em pesquisa realizada com 2.950 entrevistados entre 14 e 16 de outubro, que tem margem de erro de 1,8 ponto percentual. Esta é a última pesquisa presidencial publicada pela Napolitan News Institute.

Eleitores com pós-graduação colocam Kamala na frente. Nesse grupo, Harris marcou 64% das intenções de voto, contra 35% de Trump. Entre o restante dos entrevistados, o republicano lidera por 4%.

Ipsos/Reuters

Kamala mantém vantagem de 3 pontos percentuais sobre Trump. A atual vice-presidente marcou 45% das intenções de voto, contra 42% de Donald Trump. A pesquisa foi realizada entre 11 e 13 de outubro com 938 eleitores, e apresenta margem de erro de 4 pontos percentuais.

Entusiasmo com eleição é maior que em mesmo período de 2020. 78% dos entrevistados disse estar certo que votaria nesta eleição, com 86% dos democratas e 81% dos republicanos interessados em votar. Em 2020, 74% afirmaram estar entusiasmados com o voto, com 74% dos democratas e 79% dos republicanos dizendo o mesmo.

Democrata é considerada mais adequada para lidar com acesso à saúde e extremismo político. Harris manteve uma vantagem de 14 pontos sobre Trump para o "candidato mais competente para gerir o acesso à saúde", e apareceu 5 pontos a frente como a mais certa para resolver a polarização política nos Estados Unidos.

Beacon Research/Fox News

Donald Trump passa Harris e lidera em intenção de votos. O republicano apareceu 50% das intenções de votos, contra 48% de Kamala Harris no país todo. Entretanto, Kamala marcou 6 pontos percentuais de vantagem sobre Trump nos estados-chave. A pesquisa foi realizada entre 11 e 14 de outubro com 1.110 eleitores, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Homens votam em Trump, mulheres votam em Kamala. A pesquisa constatou se manteve uma diferença de 20 pontos percentuais entre homens e mulheres, com o eleitorado feminino preferindo a democrata, e o masculino o republicano.

Kamala ganha 52% dos novos eleitores. Além disso, 20% dos republicanos não-trumpistas declararam interesse em votar na democrata.

HarrisX/Harvard University Center for American Political Studies

Kamala Harris tem mais intenções de votos no país, mas Trump tem vantagem em estados-chave. A democrata marcou 48% das intenções de voto em todos os Estados Unidos, enquanto Donald Trump registrou 47%. Nos estados-chave, o cenário é oposto: Trump tem 48% das intenções de voto, contra 46% de Harris. A pesquisa foi realizada com 3.145 eleitores entre 11 e 13 de outubro, e a margem de erro é de 1,8%.

51% aprovam mandato presidencial de Donald Trump. 34% dos entrevistados aprova completamente o governo do republicano, 17% aprovam um pouco, 38% desaprovam completamente, e 9% desaprovam um pouco.

49% aprovam trabalho de Kamala Harris como vice-presidente. Questionados sobre o trabalho em seu atual cargo, 28% dos entrevistados aprova completamente o trabalho de Harris, 21% aprova um pouco, 8% desaprovam um pouco e 38% desaprova completamente.

Activote

Trump lidera por 2,2 pontos percentuais. Donald Trump marcou 51,1% das intenções de voto, contra 48,9% de Kamala Harris. A pesquisa foi realizada com mil eleitores entre 9 e 17 de outubro, e apresenta margem de erro de 3,1%.

Republicano domina em áreas rurais, com 66% das intenções de voto. Já em áreas suburbanas e urbanas, Kamala Harris parece ter mais votos, marcando 51% e 61%, respectivamente.

Kamala vence entre pobres, perde na classe média e empata entre ricos. Entre a classe baixa, a democrata marcou 51% das intenções de voto, contra 49% de Donald Trump. Na classe média, o republicano registrou 53% contra 47% de Harris. Entre a classe alta, os candidatos marcaram 50% a 50%.

TIPP Insights

Kamala marca 49% das intenções de voto, contra 47% de Donald Trump. A pesquisa foi realizada entre 15 e 17 de outubro, contou com 1.257 entrevistas e possui margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

2 em cada 3 americanos acreditam que país está indo na direção errada. 40% disseram que não estão nada satisfeitos com os rumos dos Estados Unidos, 26% não estão muito satisfeitos, 22% estão um pouco satisfeitos e 10% estão muito satisfeitos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Eleições dos EUA: Donald Trump se aproxima de Kamala em pesquisas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional