Beyoncé, Taylor e Hollywood: Kamala tem apoio expressivo de celebridades
A entrada de Kamala Harris no lugar de Joe Biden para a disputa da presidência dos EUA deu um fôlego ao Partido Democrata no embate contra Donald Trump, e os apoios públicos de celebridades ajudaram a impulsionar o nome de Kamala, especialmente entre os jovens.
Entre elas, estão atores e atrizes do primeiro escalão de Hollywood e alguns dos artistas mais populares do mundo neste momento. E Kamala tem usado músicas de alguns deles para alavancar seus comícios e propagandas eleitorais.
Relacionadas
Quem são as celebridades que apoiam Kamala
Beyoncé e Kelly Rowland. A dupla, que se popularizou com o grupo Destiny's Child no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, fez um discurso pró-Kamala no Texas, estado que tradicionalmente é mais conservador e republicano. Beyoncé autorizou Kamala a usar a canção "Freedom" (Liberdade, em português) nos atos de campanha.
Taylor Swift. A cantora bilionária publicou uma mensagem no Instagram após o primeiro debate entre Trump e Kamala, e assinou seu apoio como "Childless Cat Lady" (Mulher sem filhos e com gatos, em tradução livre), uma expressão utilizada pelo vice de Trump, JD Vance, para criticar mulheres que não têm filhos.
Eminem. Um dos rappers mais bem sucedidos da história, Eminem participou de um ato de campanha de Kamala no Michigan. O ex-presidente Barack Obama chegou a cantar a música "Lose Yourself" para os presentes em determinado momento, e a canção também teve aval do artista para aparecer na propaganda eleitoral de Kamala.
Bill Gates. Na disputa pelo apoio de bilionários influentes, Trump ficou com Elon Musk, e Kamala com Bill Gates, fundador da Microsoft. O apoio dele, porém, tem sido mais "discreto": a enorme doação de US$ 50 milhões para a campanha da democrata só chegou ao conhecimento do público após uma matéria publicada pelo The New York Times.
Olivia Rodrigo e Billie Eilish. As jovens cantoras, estrelas entre a geração Z nos EUA e no mundo, apoiaram Kamala com mensagens publicadas nas redes sociais. Novamente, o destaque foi para o direito reprodutivo e o acesso a serviços de aborto no país.
Leonardo DiCaprio, George Clooney, Matt Damon, Anne Hathaway. Atores do "primeiro escalão" de Hollywood também vieram a público apoiar Kamala. Clooney chegou a pedir a desistência de Biden para que Kamala assumisse a dianteira da campanha.
Sarah Jessica Parker e Cynthia Nixon. As atrizes, mais conhecidas pelos papéis na série "Sex and the City", usaram as redes sociais para apoiar a democrata.
Shonda Rimes. A roteirista e produtora, famosa por sucessos como Grey's Anatomy e Bridgerton, afirmou que apoia Kamala desde a época da disputa pelo Senado da Califórnia -e que não mudaria de ideia agora.
Barbra Streisand e Bruce Springsteen. Dois dos cantores mais vendidos e mais bem-sucedidos dos EUA, Barbra e Bruce também saíram em defesa da candidatura de Kamala nas redes sociais.
Stephen Curry. O jogador de basquete do Golden State Warriors -time pelo qual Kamala Harris torce - gravou um vídeo apoiando-a que foi exibido na convenção democrata. Steve Kerr, técnico de Curry na franquia californiana, também apoiou a democrata.
Anna Wintour. A editora-chefe da Vogue dos EUA colocou Kamala na capa da revista de moda mais influente do mundo em outubro. "A candidata de nossos tempos", diz a publicação.
Bad Bunny, Luís Fonsi e Ricky Martin. O trio de porto-riquenhos criticou Donald Trump nas redes sociais após um vídeo de um comediante chamando Porto Rico de um "pedaço de lixo" em um evento de campanha de Trump passar a circular. Bad Bunny foi o artista mais ouvido do Spotify por três anos consecutivos e é o cantor mais popular da ilha, que é parte do território americano.