Médica, ativistas: os candidatos na eleição dos EUA além de Trump e Kamala
Do UOL, em São Paulo
02/11/2024 05h30Atualizada em 03/11/2024 13h47
Embora a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump estejam sob os holofotes das eleições nos EUA para a presidência, outros candidatos vão aparecer nas cédulas eleitorais em 5 de novembro. A presença deles pode influenciar os resultados, mas praticamente não há chance de vencerem.
Quem são os outros candidatos?
- Jill Stein, do Partido Verde
Médica formada por Harvard, ela já se candidatou à presidência dos EUA em 2012 e 2016. Ao lançar sua candidatura para o pleito de 2024, disse que uma de suas prioridades, caso eleita, seria o fim do "genocídio em Gaza".
Candidata foi presa durante protesto pró-Palestina. Em abril deste ano, ela e dois funcionários de sua campanha foram detidos em um ato na Universidade de Washington em St. Louis, no Missouri. Eles estavam entre as cem pessoas presas, que se recusavam a deixar o campus.
Ela preocupa democratas. A eterna candidata do Partido Verde está nas cédulas de quase todos os estados americanos e representa um risco à chegada dos democratas à Casa Branca. Embora não tenha possibilidade de vencer, no estado-pêndulo de Wisconsin, onde os resultados são decididos por uma pequena margem de votos, os apoios à sua candidatura são determinantes.
- Chase Oliver, do Partido Libertário
O ativista se lançou candidato pelo terceiro maior partido dos EUA. Aos 39 anos, ele é a pessoa mais jovem a se candidatar nas eleições presidenciais americanas e o único assumidamente gay.
Candidato defende o equilíbrio fiscal e o fim do apoio militar a Israel e Ucrânia. Ele também aposta no encerramento de todas as bases militares dos EUA no exterior e o fim da pena de morte.
Eu entendo o que é ir ao supermercado com a mesma quantia de dinheiro, mas ver cada vez menos enchendo o carrinho. Essas são coisas das quais Donald Trump e Joe Biden estão tão distantes que simplesmente não conseguem comunicar mais esses valores. Chase Oliver à BBC Americast
Candidatos não aparecem para todos os estados. Como os EUA não possuem um órgão nacional equivalente ao TSE no Brasil, que rege como serão as eleições em todo o país, cada estado americano tem sua regra eleitoral e pode definir quais candidatos entram nas cédulas de votação. Chase Oliver, por exemplo, não aparece no Tennessee, mas está na Carolina do Norte.
Segundo o Ballotpedia, há outros três candidatos menores:
- Claudia De La Cruz (Partido para o Socialismo e a Libertação): ativista e organizadora comunitária, anunciou sua candidatura em 7 de setembro de 2023.
- Randall Terry (Partido da Constituição): ativista antiaborto, foi nomeado candidato do Partido da Constituição em 27 de abril de 2024.
- Cornel West (independente): Filósofo e ativista, anunciou sua candidatura em 5 de junho de 2023. É acadêmico de esquerda e tentou nomeações pelo Partido Popular e Partido Verde. Entre suas propostas está o financiamento para programas de saúde pública e corte no orçamento de defesa dos EUA.