EUA: Vídeo mostra mulher jogando spray de pimenta em motorista muçulmano
Do UOL, em São Paulo
02/11/2024 20h06Atualizada em 02/11/2024 20h44
Uma passageira atacou um motorista muçulmano em Nova York, nos EUA, com um spray de pimenta enquanto ele rezava em árabe. O momento foi registrado pela câmera do carro.
O que aconteceu
Vídeo captura momento em que mulher joga spray de pimenta no motorista. O motorista de Uber, de 45 anos, tenta sair do carro, mas Jennifer Guilbeault, 23, o segura e segue jogando o spray de pimenta no rosto dele. Ela está acompanhada de outra mulher no banco de trás.
O ataque ocorreu em julho deste ano, mas ela foi formalmente acusada em 28 de outubro. Guilbeault pode responder por agressão como crime de ódio, informou o promotor Alvin L. Bragg Jr.
A acusação diz que a agressão ocorreu "sem sentido". "Jennifer Guilbeault agrediu sem sentido um motorista muçulmano do Uber enquanto ele estava apenas fazendo seu trabalho. [...] A vítima é um nova-iorquino trabalhador que não deveria ter que enfrentar esse tipo de ódio por causa de sua identidade", afirmou Bragg Jr.
O muçulmano rezava enquanto aguardava em um sinal vermelho. "Ela borrifou o rosto do motorista, causando queimaduras, vermelhidão e dor", diz a acusação.
Pouco depois, a vítima ligou para a polícia e Guilbeault foi presa. "Ela não foi motivada por raça, religião, nacionalidade ou qualquer outro fator discriminatório", rebateu Michael J. Alber, advogado da mulher, segundo a NBC News.
A defesa de Guilbeault diz ainda que "nenhum crime foi cometido". "Uma revisão completa e justa das evidências mostrará que nenhum crime foi cometido neste caso, e que um julgamento precipitado não é apropriado, além de ser prejudicial a todos os envolvidos".