Apuração das Eleições dos EUA na Carolina do Norte: como está votação agora
Nos Estados Unidos, os "swing states" - conhecidos como "estados-pêndulos" ou "estados roxos" no Brasil - são fundamentais para definir os resultados nas eleições presidenciais, e a Carolina do Norte está entre esses estados decisivos. Espera-se que a votação se encerre no estado às 21h30 (de Brasília), com os primeiros resultados sendo divulgados ao longo desta madrugada. Confira abaixo como está a votação no estado em tempo real:
Os democratas estão investindo consideravelmente mais que os republicanos para conquistar os 16 delegados da Carolina do Norte.
Expectativas
A campanha de Kamala Harris alocou cerca de US$ 28 milhões em anúncios no estado, enquanto a de Donald Trump está gastando cerca de US$ 4 milhões, mantendo o foco em outros redutos republicanos.
Eleitores independentes formam o maior bloco na Carolina do Norte, tornando-se o principal alvo da campanha democrata.
Em agosto, o registro de novos eleitores democratas ultrapassou os de republicanos por três semanas consecutivas, conforme dados do portal Newsweek, o que indica uma possível mudança de cenário em relação aos últimos pleitos.
Histórico
Historicamente, o Partido Democrata dominou a Carolina do Norte entre 1876 e 1964, perdendo apenas uma vez para um candidato republicano, Herbert Hoover.
A partir da década de 1970, porém, o estado passou a apoiar predominantemente candidatos republicanos, exceto em 1976 com Jimmy Carter e em 2008 com Barack Obama.
Curiosamente, apesar dessa inclinação para o Partido Republicano, a Carolina do Norte tem eleito governadores democratas desde 2017, destacando a natureza volátil e disputada do estado.
Deixe seu comentário