Prévia das eleições nos EUA: primeiros resultados saem em quais estados?

Nos Estados Unidos, a quantidade variável de eleitores e o processo de contagem dos votos por correio fazem com que os estados liberem seus resultados em ritmos diferentes. Por isso, uma primeira projeção de quem é o candidato eleito na votação que acontece hoje, dia 5, deve sair apenas no domingo, dia 10.

Flórida, Idaho, Oregon, Alabama, Havaí, Montana, New Hampshire, Vermont, Tennessee, Oklahoma e Carolina do Sul estão entre os estados que devem divulgar os resultados ainda hoje. Em 2020, a Flórida — onde Trump vota — apurou 99% das urnas poucas horas após o fechamento dos centros de votação, e a expectativa é de que esse ritmo se mantenha em 2024.

Estados decisivos

Nenhum dos estados-pêndulo, que são fundamentais para definir o resultado das eleições, deverá concluir a contagem nesta terça-feira. Segundo o New York Times, Geórgia e Carolina do Norte são os estados entre os sete principais com expectativa de contagem mais rápida.

Ainda assim, os votos por correio e cédulas de eleitores com "votações especiais" — como os afetados pelo furacão Helene — podem atrasar o processo.

Nos estados decisivos, Nevada e Arizona são os que têm a previsão de contagem mais demorada. Em Nevada, quase metade dos eleitores optou pelo voto por correio, um método que exige mais tempo de apuração. No Arizona, o condado de Maricopa, o maior do estado, estima que a contagem completa dos votos pode se estender por até 13 dias, segundo o NYT.

Também não há previsão de contagem final nesta terça para Wisconsin, Michigan e Pensilvânia. Na Pensilvânia, a legislação local impede o início da contagem antes do dia da eleição, o que naturalmente estende o processo. Wisconsin deve concluir a apuração até quarta-feira, enquanto Michigan espera contabilizar metade dos votos até a madrugada.

Apuração mais demorada

Já entre os estados mais lentos estão Califórnia, Nova York, Washington e Utah.

Continua após a publicidade

Na Califórnia, estado mais populoso do país, a apuração só foi finalizada um mês após as eleições de 2020, e essa tendência de demora deve se repetir neste ano.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.