Acidente aéreo nos EUA: Visibilidade e condições de vento eram boas
O céu estava em boas condições para voo no momento em que um avião comercial e um helicóptero militar colidiram nos Estados Unidos, afirmou o secretário de Transporte dos EUA, Sean Duffy.
O que aconteceu
Duffy explicou que helicóptero e avião seguiam padrão de voo, e desastre era "absolutamente" evitável. "Se você circula pela área, você vai ver que é frequente que as duas aeronaves voem pela região", destacou.
Aviso para ventos fortes expirou horas antes do acidente. Um alerta para ventos de até 80 km/h na direção nordeste ficou em vigor das 11h às 18h na capital do país. O acidente aconteceu às 21h no horário local.
Informação sobre "céu claro" também foi ressaltada pelo presidente Donald Trump em postagem após o acidente. "É uma noite clara, as luzes do avião estavam acesas, por que o helicóptero não subiu ou desceu, ou virou", questionou o republicano em publicação na rede social Truth.
"Não sabemos por que helicóptero entrou no caminho", diz CEO da American Airlines. Robert Isom afirmou que piloto e copiloto eram experientes e que o avião seguia "caminho usual" no momento do acidente.
Acidente deixou pelo menos 29 mortos
Um avião comercial da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA caíram, na noite desta quarta-feira (29), no rio Potomac após uma colisão aérea perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington DC. O avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes de Wichita, Kansas (ICT) para o Aeroporto Nacional Washington Reagan (DCA). No helicóptero militar, três soldados estavam a bordo.
Autoridades acreditam que todos os ocupantes da aeronave morreram. As vítimas não foram identificadas até o momento e o trabalho de reconhecimento dos corpos é feito por equipes federais e estaduais.
Vinte e oito corpos foram retirados do rio Potomac no começo da manhã. A informação é dos bombeiros de Washington D.C. Um dos corpos é de um dos militares que estavam no helicóptero. O rio Potomac passa pela capital Washington, além dos estados da Virgínia Ocidental, Virgínia e Maryland.
Todos os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto. O Aeroporto Reagan foi fechado e a expectativa é de que o local volte a funcionar às 11h (13h no horário de Brasília).
Mau tempo dificulta as buscas. "É perigoso e difícil trabalhar lá", disse o chefe dos bombeiros, John A. Donnelly, em uma entrevista coletiva. "Não há muitas luzes, 300 equipes de emergência estão vasculhando as águas procurando em cada centímetro para ver se consegue encontrar alguém."
Aeronave que caiu tinha capacidade de transportar até 65 passageiros, de acordo com o site da American Airlines. Avião estava operando o voo 5342 que havia partido de Wichita, Kansas, de acordo com a FAA.
Presidente Donald Trump atribuiu a responsabilidade à tripulação do helicóptero e aos controladores de tráfego aéreo. "Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião? Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada. Não é bom!"
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.