Topo

Esse conteúdo é antigo

Por que Israel está usando maionese para salvar tartarugas atingidas por derramamento de óleo

AFP
Imagem: AFP

25/02/2021 21h16Atualizada em 25/02/2021 22h36

Tartarugas resgatadas de um vazamento de óleo que deixou resíduos ao longo da costa litorânea de Israel estão recebendo maionese como parte de seu tratamento. Funcionários do Centro Nacional de Resgate da Tartaruga Marinha dizem que o ingrediente está ajudando a limpar o sistema digestivo dos répteis.

O vazamento de óleo é um dos maiores desastres ambientais da história de Israel. As autoridades locais investigam a causa do derramamento, que parece ter se originado de uma embarcação em alto-mar.

Milhares de voluntários e soldados têm trabalhado na remoção da substância oleosa, que vem causado prejuízos à fauna local, incluindo a tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Yaniv Levy, fundador e diretor do Centro Nacional de Resgate da Tartaruga Marinha, disse ao jornal israelense Haaretz que cerca de 27 tartarugas estavam em tratamento, seis das quais com sequelas provocadas pelo óleo.

"Todas elas chegaram aqui com uma camada de óleo na cabeça e nos olhos, narinas, boca, sistema digestivo e estômago", disse Levy. "Com esse tipo de dano, elas não têm chance de sobreviver sem tratamento. Nós removemos o óleo das narinas e olhos para que elas pudessem respirar e enxergar."

Levy afirma que a equipe tem usado óleo vegetal para afinar o resíduo petrolífero, e a maionese para diluí-lo e removê-lo das paredes dos estômagos e intestinos dos animais.

"Elas chegaram até nós cobertas de óleo. Com o sistema digestivo cheio de óleo por dentro e por fora", disse o assistente veterinário Guy Ivgy à agência Associated Press.

"Seguimos alimentando-as com maionese, que praticamente limpa todo o sistema e consegue romper os resíduos de óleo."

O processo de recuperação das tartarugas deve levar entre uma e duas semanas. Depois desse período, a expectativa é de que elas sejam devolvidas ao meio ambiente.

Embora possa parecer uma solução estranha, essa não é a primeira vez que a maionese é usada para salvar tartarugas. O Hospital da Tartaruga, na Flórida, descreve a maionese como uma forma "segura, atóxica e eficiente de limpar tartarugas cobertas por óleo".