Topo

Hipopótamo órfã viaja de avião e ganha cartão de fidelidade na África

Douglina, filhote de hipopótamo de quatro meses, ganhou um cartão de fidelidade de companhia aérea - Reprodução
Douglina, filhote de hipopótamo de quatro meses, ganhou um cartão de fidelidade de companhia aérea Imagem: Reprodução

08/06/2013 06h00

Aos quatro meses de idade, Douglina já é dona de um cartão de "fidelidade" de uma companhia aérea. Ela ganhou o mimo depois de se comportar no voo para a sua nova casa, às margens rio South Luangwa, na República de Zâmbia. 

Douglina é uma fêmea de hipopótamo que foi encontrada abandonada na savana por Ian Stevenson, membro do Conservation Lower Zambezi, uma organização de proteção ambiental. Quando percebeu que o bebê tinha perdido a mãe, ele temeu por seu futuro. Para se certificar que não recebia ajuda dos adultos da sua espécie, ele observou o animal por cinco horas antes de resgatá-lo com apoio do Zawa, órgão responsável pela vida selvagem do país.

Stevenson descobriu que o centro Chipembele Wildlife Education Trust era o lugar ideal para a recuperação do hipopótamo por estar próximo de um rio. Seu único problema era a distância até lá: viajar pelas estradas de terra poderia estressar o filhote de 20 quilos, além de chamar atenção dos caçadores.

Por isso, uma companhia aérea local decidiu ajudar os ambientalistas e cedeu uma aeronave para o transporte. Após uma hora de voo e outros dois litros de leite, Douglina chegou ao destino final sem reclamar, segundo o jornal britânico Daily Mail, o que garantiu o presente da Proflight Zambia. O único porém foi receber um cartão com o nome Douglas, pois o primeiro grupo de ecologistas pensou que o filhote era macho e não fêmea.