Topo

Esse conteúdo é antigo

Greta volta à escola após um ano afastada para lutar por agenda climática

Ativista Greta Thunberg anuncia volta às aulas após tirar ano sabático - Reprodução/Twitter
Ativista Greta Thunberg anuncia volta às aulas após tirar ano sabático Imagem: Reprodução/Twitter

Da AP

25/08/2020 07h41Atualizada em 25/08/2020 09h48

Depois de um ano fora da escola para fazer campanha e pressionar por ações mais duras para conter a mudança climática, a ativista ambiental sueca Greta Thunberg disse que está voltando às aulas.

"Meu ano de folga na escola acabou e é tão bom finalmente estar de volta à escola", disse hoje a garota de 17 anos no Instagram na legenda de uma foto em que aparece com mochila nas costas e as mãos apoiadas no guidão de bicicleta.

Na Suécia, as turmas do ensino médio estão voltando às aulas esta semana. Não está claro qual será que a escola que Greta frequentará.

A adolescente alcançou a fama depois de iniciar protestos do lado de fora do parlamento da Suécia em Estocolmo, dois anos atrás, em 20 de agosto de 2018.

Estudantes de todo o mundo logo começaram a seguir seu exemplo, realizando grandes protestos regulares, e Greta foi convidado para conversas com políticos e líderes em conferências da ONU e no Fórum Econômico Mundial anual em Davos.

Na semana passada, ela e outros jovens ativistas conversaram com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre o clima.

Mas o surto de coronavírus impediu o movimento Fridays for Future, que Greta inspirou, de realizar seus comícios em massa nos últimos meses, diminuindo sua visibilidade.

Em 2019, a sueca foi eleita a personalidade do ano pela revista Time.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no último parágrafo, Greta Thunberg foi eleita a personalidade do ano pela revista Time em 2019, e não a pessoa mais jovem do ano. A informação foi corrigida.