Uruguai ressalta que pretende "avançar em acordos com outros países"
"O Uruguai acredita na regra do consenso, como tem atuado, e vamos respeitar o ordenamento jurídico vigente do Mercosul", disse o mandatário durante o encontro virtual.
No dia anterior, ao longo do Conselho do Mercado Comum (CMC), o país expressou a ideia de começar a conversar com outros para negociar "acordos comerciais fora do bloco".
"O mundo já está indo muito rápido, o mundo está se entrelaçando comercialmente e a covid-19, e o final dela, vai fazer essas negociações dispararem", declarou Lacalle Pou.
Na visão do mandatário uruguaio, "está claro que o mundo está avançando e não vai nos esperar".
"Por isso, amigos presidentes, com tranquilidade e um conceito do Mercosul, queremos dizer, como já foi informado ontem, que o Uruguai vai além. Espero que sigamos todos juntos, mas o que está claro é que estamos indo além", comentou.
O governante ressaltou que concorda com as palavras do presidente argentino, Alberto Fernández, sobre um Mercosul "mais produtivista" e frisou que o Uruguai tem "vocação de integração" e um "interesse particular" com os países do bloco.
Segundo ele, o país está olhando com atenção para vários assuntos, como a hidrovia Paraguai-Paraná e a do rio Uruguai. Defendeu também que os membros do bloco devem trabalhar nas passagens fronteiriças, unificá-las e trabalhar em políticas de fronteira.
Nas palavras de Lacalle Pou, o Uruguai tem "vocação aberturista" e que o bloco "deve seguir avançando com a União Europeia".
"Já dissemos mais de uma vez: as tentativas fracassadas geram ceticismo e desconfiança. O Uruguai quer avançar com o Mercosul, no qual temos mais força, mais dimensão e mais poder de negociação com o mundo", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.