Furacão Grace avança pela península de Yucatán com fortes chuvas
Grace, o segundo da temporada de furacões na bacia do Atlântico, mantém a Península de Yucatán em alerta de furacões, de Cancún a Punta Herrero, incluindo Cozumel, bem como a costa do México continental, de Puerto Veracruz a Cabo Rojo.
O furacão, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, está localizado a 70 quilômetros a sudeste de Valladolid (México), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Grace tocou terra por volta de 5h45 (hora local) ao sul de Tulum, no leste da Península de Yucatán, com ventos máximos de 130 km/h.
Em seu boletim divulgado às 8h (hora local), o NHC detalhou que Grace pode tocar terra pela segunda vez no México amanhã à noite ou no início do sábado, depois de deixar o Golfo do México.
Espera-se que Grace continue se enfraquecendo à medida que atravessa o Yucatán, mas prevê-se uma reintensificação quando o seu centro atingir o Golfo do México.
Grace está viajando para o oeste a 28 km/h com um movimento geral oeste-oeste-noroeste até sexta-feira, seguido por um movimento geral oeste-oeste-sudoeste. De acordo com a previsão, Grace deve cruzar o Yucatan hoje e depois sobre o sudoeste do Golfo do México até amanhã.
Grace também produzirá chuva em toda a área de alerta e a tempestade será "acompanhada por grandes e destrutivas ondas", observou o NHC.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) prevê que a atual temporada de furacões no Atlântico terá atividade acima da média.
Até agora este ano, apenas um outro furacão, Elsa, havia se formado na bacia do Atlântico no início de julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.