Parto de 2 minutos, até 500 filhotes: como é a 'gravidez' do cavalo-marinho
Do UOL, em São Paulo
21/01/2024 04h00
Um vídeo de um cavalo-marinho parindo chamou atenção nas redes sociais nesta semana. A equipe do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), conseguiu captar um nascimento de filhotes da espécie pela primeira vez. O registro é difícil de acontecer já que o "parto" é rápido, não ultrapassando mais de dois minutos.
Como é a reprodução?
O macho é quem "engravida". Ele tem uma bolsa acoplada no corpo, onde ocorre a fecundação. No processo de acasalamento, a fêmea que deposita os ovos no corpo do parceiro.
A "gravidez" é vista a olho nu. "Visivelmente dá para ver quem é macho e quem é fêmea porque ele tem um formato de B. Quando ele está gestando, ele fica mais gordinho porque essa bolsa está cheia", explica a líder de manejo do Oceanic Aquarium, Tamiane Lauffer, 35, que também foi a responsável por gravar o vídeo do nascimento dos filhotes.
A incubação dura entre 40 a 60 dias. "Eles já nascem com o formato de um cavalo-marinho, apesar de muito pequeninos. Colocamos eles em um aquário separado", diz Tamiane.
O parto pode durar até dois minutos e o número de filhotes pode chegar a 500. No entanto, a taxa de sobrevivência é baixa, ou seja, nem todos eles resistem aos primeiros dias de vida. Aqueles que sobrevivem podem ter um tempo médio de vida de 5 a 7 anos.