Topo

Após cirurgia no coração, Joaquim Roriz deixa UTI em São Paulo

Do UOL Notícias <BR> Em São Paulo

24/03/2011 11h18

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), 74, deixou nessa quarta-feira (23) a Unidade de Terapia Intensiva do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Roriz, que passou por uma cirurgia no coração na segunda-feira (21), foi encaminhado para a Unidade Crítica Cardiológica. Segundo a assessoria do hospital, ele está consciente e passa bem. Não há previsão de alta.

O ex-governador do DF está internado desde o último dia 14. Inicialmente, ele faria apenas exames para uma operação na coluna.  Os exames, no entanto, detectaram uma isquemia cardíaca e ele teve que ser operado para a implantação de um cateter para desobstruir as artérias do coração.

Roriz é pai da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), que foi filmada recebendo dinheiro do tesoureiro Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM no DF. A prisão de Jaqueline foi decretada, mas ela não se entregou. Segundo assessores, ela está acompanhado o pai no hospital.

Em 2010, Joaquim Roriz desistiu de disputar o governo do DF após ter a candidatura negada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com base na Lei da Ficha Limpa --em 2007, Roriz renunciou ao cargo de senador após ter sido acusado de participar do esquema de desvio de recursos do BRB (Banco de Brasília).

O ex-governador entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), mas, por segurança, deu sua candidatura à mulher Weslian Roriz, que foi derrotada por Agnelo Queiroz (PT).